Leia atentamente os fragmentos abaixo.

Os elementos da agitada conjuntura de 1954, com seu trágico desfecho, são conhecidos: o agravamento da crise econômica e das tensões sociais (greves, aumento de 100% no salário mínimo); a intensificação da intervenção militar na política (...); a radicalização da oposição parlamentar em torno da corrupção administrativa ( as denúncias sobre o “mar de lama”) e as diferentes tentativas de golpe contra Getúlio (impeachment, renúncia, licença) lideradas por civis e militares.

(Benevides, M. V. M. A UDN e o udenismo – Rio de janeiro: Paz e Terra, 1981. p.87)

Desde os primeiros atos o presidente (Jânio Quadros) chocou com a política exterior. A conservadora UDN, por exemplo, viu espantada como ele se abria para todos os países, dilatando a diplomacia. Pensa no comércio franco com as nações e mesmo no relacionamento mais próximo até com os socialistas de qualquer tom. Na verdade, já na campanha falara nessa abertura. Não escondera as intenções.

(Iglésias, F. Trajetória Política do Brasil : 1500 a 1964 – São Paulo : Companhia das Letras, 1993. p.278)

Como foi que os inimigos do presidente brasileiro conseguiram expulsá-lo do governo e do país? A explicação mais imediata é que seus obstinados adversários civis haviam conquistado a simpatia dos militares, fator essencial para o bom êxito de um golpe. Para alguns militares, no entanto, o trabalho de persuasão dos civis foi dispensável, pois em 1963 se haviam convencido de que Goulart estava levando o Brasil para um estado socialista que extinguiria os valores e as instituições tradicionais do país.

(Skidmore, T. E. Brasil : de Castelo a Tancredo, 1964 a 1985; Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1988. p.21 e 22)

Pode-se encontrar uma linha de conduta semelhante nos três fragmentos. Assinale a alternativa que melhor identifica tal linha.