“A ideia de cultura que prevalece hoje no senso comum deve muito ao pensamento de [Franz] Boas: um conjunto estável de hábitos, práticas, costumes, tecnologias etc. No campo teórico da Antropologia, entretanto, esse conceito passou por inúmeras revisões (...). Na década de 1960, uma nova geração de antropólogos trouxe outros significados ao conceito de cultura. Destacam-se nesse momento os trabalhos dos norte-americanos David Schneider (1918-1995), Clifford Geertz (1926-2006) e Marshal Sahlins, que criticaram o conceito de cultura como um todo integrado e estático.”
(MACHADO, I. J.; AMORIM, H.; BARROS, C. R. Sociologia hoje. São Paulo: Ática, 2013, p.52 e 53).
Sobre as concepções contemporâneas em torno do conceito de cultura, assinale o que for correto.
01A cultura eˊ compreendida como um sistema simboˊlico que confere sentido aˋs atividades humanas.
02Uma anaˊlise orientada pela concepc¸a˜o simboˊlica de cultura destacaria os processos de perda e de aculturac¸a˜o na incorporac¸a˜o do rap e do hip hop em periferias brasileiras, o que resulta na substituic¸a˜o do samba como auteˆntico elemento da cultura brasileira.
04A melhor maneira de preservar um sistema simboˊlico eˊ manteˆ-lo isolado de outros sistemas. Assim, as medidas de protec¸a˜o da cultura indıˊgena no Brasil impedem-na, por exemplo, de usar novas tecnologias de produc¸a˜o e de comunicac¸a˜o, garantindo que tal cultura na˜o sofra interfereˆncias do mundo externo a ela.
08A cultura eˊ vista como um coˊdigo que se pode ler e interpretar. Assim, a Antropologia eˊ definida como uma cieˆncia capaz de interpretar os significados que os diferentes grupos humanos atribuem aˋs suas experieˆncias sociais.
16A noc¸a˜o da atividade humana como criadora de significados simboˊlicos foi superada pelos recentes avanc¸os das pesquisas psiquiaˊtricas e neuroloˊgicas, as quais desenvolveram medicamentos capazes de comprovar que todo ser humano obedece a um mesmo funcionamento mental, capaz de ser controlado e regulado por medicamentos.