A imprensa pauta a agenda política, assassina reputação de agentes públicos, nomeia e demite ministros, eleva governantes aos picos do Olimpo quando atendem suas reivindicações, persegue homens públicos que enfrentam seus abusos e promove a instabilidade política e econômica do país. Tudo isso em nome da sagrada e inquestionável liberdade de expressão. Mesmo quando essa expressão serve para mentir e chantagear pessoas. Inexiste no Brasil direito de resposta.
(JUNHO, Y. Tema espinhoso. In Sociologia 62, p. 53).
Considerando o trecho citado e análises da sociologia sobre os meios de comunicação, assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
01A imprensa brasileira opera a partir de princıˊpios de neutralidade e de liberdade de expressa˜o, sendo, portanto, isenta de interesses polıˊticos ou de influeˆncias ideoloˊgicas.
02A imprensa radiofoˆnica e a televisiva, que, no Brasil, se valem da comunicac¸a˜o por canal aberto, ou seja, operam a partir de concesso˜es puˊblicas, devem, pelas normas da Constituic¸a˜o Federal, oferecer programas que beneficiem a sociedade.
04O direito aˋ liberdade de expressa˜o para todo cidada˜o eˊ uma heranc¸a social e polıˊtica da Revoluc¸a˜o Francesa e da Revoluc¸a˜o Americana.
08A imprensa eˊ chamada por alguns autores de “quarto poder” porque participa diretamente do jogo polıˊtico juntamente com os poderes Executivo, Legislativo e judiciaˊrio.
16A imprensa eˊ um oˊrga˜o voltado ao entretenimento e, por isso, na˜o se dedica seriamente a assuntos polıˊticos ou econoˆmicos.