Pouco antes da 3 a. Conferência contra o Racismo, que se abriu no dia 31 de agosto de 2001 em Durban, na África do Sul, Pierre Sané, diretor-geral assistente da Unicef, e Jerôme Bindé, diretor da Divisão de Antecipação e Estudos de Perspectivas da Unesco, publicaram na página 3 da Folha de São Paulo um alerta sobre novas discriminações que ameaçam os homens, apesar do artigo 1 ∘. da Declaração Universal do Genoma Humano e dos Direitos Humanos enunciar que o genoma humano está na base da unidade fundamental de todos os membros da família humana, bem como o reconhecimento de sua dignidade e diversidade. Escrevem os autores: ‘Os progressos científicos contemporâneos – particularmente a revolução genética – trouxeram grandes esperanças, mas também questões alarmantes.’
(SANTOS, L. G. 2003. Politizar as novas tecnologias. São Paulo: Editora 34, 2003, p. 264).
A partir do trecho citado e das reflexões da sociologia sobre ciência, técnica e tecnologia assinale o que for correto.
01A segmentac¸a˜o e o isolamento das aˊreas de conhecimento entre si possibilitam o desenvolvimento de tecnologias que, ao favorecerem a produc¸a˜o de determinada espeˊcie, como eˊ o caso do milho transgeˆnico, colocam em risco a biodiversidadee a sociodiversidade.
02O fato de certas pesquisas acenarem com resultados positivos para a espeˊcie humana em termos de esperanc¸a de vida, longevidade e terapias geneˊticas, na˜o significa que todas as sociedades e indivıˊduos tera˜o acesso a esses benefıˊcios, pois isso depende de fatores como riqueza, informac¸a˜o, distribuic¸a˜o de renda,polıˊticas puˊblicas e acesso aˋ tecnologia.
04Por maiores que sejam as desigualdades sociais entre os paıˊses ricos e os paıˊses pobres, as tecnologias de engenharia geneˊtica ainda na˜o foram capazes de criar indivıˊduos pertencentes a grupos humanos distintos, embora isso potencialmentepossa ocorrer no futuro.
08Enquanto a noc¸a˜o darwiniana de heranc¸a como modificac¸a˜o deixou de influenciar as reflexo˜es e a pesquisa em biocieˆncias, as ideias relacionadas ao darwinismo cultural, ou seja, o princıˊpio baseado na selec¸a˜o dos socialmente mais aptos,continuam a vigorar.
16A fim de se manterem eˊticos, o desenvolvimento e a aplicac¸a˜o de tecnologias direcionadas aˋ manipulac¸a˜o geneˊtica precisam manter um diaˊlogo constante com pesquisas e diretrizes polıˊticas que incluam debates sobre direitos humanos,desigualdades socioeconoˆmicas e diversidades ambiental, cultural e social.