Segundo o filósofo francês Félix Guattari, a cultura é o tipo de fenômeno que pode ser considerado uma mercadoria (um bem cultural, por exemplo), um valor (a cultura erudita ou a cultura científica) ou a alma coletiva (o sentimento de pertencimento a determinado grupo). Do ponto de vista antropológico, é correto afirmar, sobre as concepções de cultura, que
01 fazem parte dos debates sobre as relac¸o˜es entre “cultura” e “territoˊrio” as reflexo˜es sobre questo˜es tais como as migrac¸o˜es, a globalizac¸a˜o e os processos de desterritorializac¸a˜o, ou seja, a emergeˆncia de um mundo virtual do qual participam pessoas pertencentes aˋs mais diversas culturas.
02 tanto a dimensa˜o “local” quanto a dimensa˜o “cultural” da vida coletiva sa˜o concebidas como contextos adequados para a expressa˜o de demandas sociais e de reivindicac¸o˜es polıˊticas.
04 o local estaˊ sendo tratado como espac¸o transversal para onde convergem tanto fenoˆmenos locais quanto fenoˆmenos globais, podendo, inclusive, ser chamado de “glocal”.
08 fazem parte das dinaˆmicas culturais contemporaˆneas o surgimento de identidades hıˊbridas e de incertezas.
16 os debates atuais sobre sustentabilidade e inclusa˜o social excluem sempre os aspectos relacionados a dinaˆmicas culturais e aˋs condic¸o˜es sociais locais e globais.