Se o futebol tem a possibilidade de ser percebido e vivido como um relevante índice de identificação de grupos sociais distintos, mobilizando um grande sentimento coletivo a cada Copa do Mundo, isso foi resultado da apropriação inventiva, negociada, confrontada e conquistada pelos diversos agentes mobilizados em torno de sua prática, ritual e cotidiana.”
(TOLEDO, L. H. No país do futebol. Rio de Janeiro: Zahar, 2000, p. 08).
De acordo com a citação e com os estudos sociológicos sobre o futebol brasileiro, assinale o que for correto.
01 O futebol brasileiro pode ser compreendido como um fenoˆmeno cultural no qual diversos agentes sociais – dirigentes, jogadores, cronistas e torcedores – constroem projetos identitaˊrios sempre negociados e inacabados.
02 O futebol se espalhou no Brasil e produziu os melhores jogadores do mundo devido ao clima e aˋ constituic¸a˜o geneˊtica do nosso povo, naturalmente inclinado aˋ praˊtica desse esporte.
04 No Brasil, o futebol pode ser encarado como um ritual que transcende os limites espaciais e temporais da praˊtica esportiva, tornando-se um evento que repercute em outras esferas da vida social.
08 O futebol brasileiro eˊ um exemplo de democracia e de igualdade, pois se trata de uma atividade luˊdica que eˊ desprovida de interesses polıˊticos, disputas sociais e conflitos culturais.
16 Os casos de racismo e de homofobia veiculados pela imprensa nacional sa˜o exemplos de como o universo do futebol conteˊm disputas e conflitos de uma sociedade desigual e repleta de preconceitos.