Desde meados da década de 1990, o Estado brasileiro vem criando uma série de Comissões a fim de examinar e de esclarecer arbitrariedades cometidas pelo próprio Estado durante os governos militares. Em 1995, foi instalada a Comissão de Mortos e Desaparecidos, com o objetivo de estabelecer a responsabilidade do Estado por mortes e por desaparecimentos de pessoas que tenham sido acusadas de participação em atividades políticas, entre os anos de 1961 e 1988. Em 2001, surgiu a Comissão da Anistia, com o intuito de analisar os pedidos de indenização das pessoas que solicitaram anistia política, entre os anos de 1946 e 1988. Recentemente, em 2011, também foi criada a Comissão Nacional da Verdade, com a finalidade de examinar e de esclarecer as graves violações de direitos humanos, ocorridas entre 1937 e 1985. Considerando o papel político dessas Comissões e os estudos sociológicos sobre o impacto do militarismo na política brasileira, assinale o que for correto.
01 A restric¸a˜o de qualquer direito civil, polıˊtico ou social eˊ considerada como uma violac¸a˜o aˋ proˊpria cidadania de um povo, uma vez que limita as possibilidades de organizac¸a˜o, de participac¸a˜o e de intervenc¸a˜o social das pessoas.
02 Os crimes que ocorreram durante os governos militares na˜o modificam o fato de que, durante esse perıˊodo, foram conquistados os melhores ıˊndices de desenvolvimento social e fortalecida a cultura democraˊtica no Brasil.
04 Um dos principais efeitos dessas Comisso˜es para a sociedade brasileira eˊ a identificac¸a˜o e a punic¸a˜o dos agentes repressores e torturadores que atuavam a mando do Estado durante os governos militares.
08 Ao tornar puˊblicos os registros, os depoimentos e os documentos do perıˊodo, tais Comisso˜es teˆm a capacidade de contribuir para modificar o modo como a sociedade percebe o papel do Estado e de seus agentes na vida polıˊtica do paıˊs.
16 Aleˊm do golpe polıˊtico que instaurou uma ditadura militar no Brasil, o perıˊodo tambeˊm ficou marcado pela imposic¸a˜o de Atos Institucionais, pelo bipartidarismo (ARENA e MDB), pela repressa˜o e pela censura.