Leia os textos 1 e 2 e responda.

TEXTO 1

Difícil é encontrar uma sociedade que seja monocultural. As culturas são feitas tanto de continuidade quanto de mudanças. E as transformações não significam o fim de sua sobrevivência. As culturas estão o tempo todo emprestando elementos umas das outras e isso é bom. Nada parece mais monocultural do que um monastério tibetano e, no entanto, o budismo veio de fora, da Índia. Quem visita as aldeias ao redor da cidade em que vivi em Gana pensa que está diante de comunidades monoculturais. Como, se quase todos os moradores são cristãos? O cristianismo chegou na região no século XIX, trazido pelos europeus. É, portanto, um aspecto recente da cultura local.

Kwame Anthony Appiah. Veja, 08 de março de 2006.

TEXTO 2

Curau

Ingredientes

12 espigas de milho verde

1/2 litro de leite

2 1/2 xícaras (chá) de açúcar

1 pitada de sal

Canela em pó a gosto

1º – Retirar a palha e os cabelos das espigas. Ralar o milho e raspar os sabugos com a ajuda de uma colher. Acrescentar o leite, o sal, misturar e deixar a massa descansar por 10 minutos. Colocá-la em um pano de prato, juntar as pontas e torcer o pano para coar o líquido.

2º – Despejar o caldo em uma panela, acrescentar o açúcar, mexer e levar ao fogo brando.

3º – Cozinhar lentamente, mexendo sempre, até que tome consistência. Despejar em um refratário ou em tigelinhas molhadas.

4º – Deixar esfriar e levar à geladeira. Servir polvilhado com canela em pó.

Rosa Belluzzo. Fazeres e Sabores da Cozinha Paulista. Prefeitura do Município de São Paulo, 2007.

  1. a) Faça uma análise comparativa dos dois textos, buscando seus aspectos semelhantes.

  2. b) Como o argumento do texto 1 – As culturas estão o tempo todo emprestando elementos umas das outras – pode ser comprovado pela receita de como fazer curau (texto 2)?