O espírito colonialista introduzido com a colonização criou a ideia, nas antigas colônias de exploração, de que há uma superioridade incontestável dos métodos e técnicas utilizados nos países colonizadores que precisam ser transferidos para o Terceiro Mundo, sem que se leve em conta que se trata de áreas fisicamente desiguais. Ora, no Terceiro Mundo, os povos considerados como primitivos e atrasados tinham métodos próprios de relacionar-se com a natureza e de explorar os seus recursos sem destruí-los e sem dilapidá-los, mas as suas técnicas não foram estudadas e, sim, afastadas como não científicas e primitivas. Entretanto, em áreas como a Amazônia, onde ainda existem grupamentos indígenas expressivos, desenvolve-se uma agricultura ecológica e policultura que atende às necessidades do índio e não degrada o meio ambiente. Certamente é menos rentável em termos econômicos, mas, se se pensar em termos de médio e longo prazo, é mais racional.

Manuel Correia de Andrade. A colonização e seus impactos sobre o Meio Ambiente. In: Francisca L. Nogueira de Azevedo e John Manoel Monteiro (org.), Raízes da América Latina, 1996.

  1. a) O que o autor entende por espírito colonialista introduzido com a colonização? Cite dois exemplos de ações da política econômica europeia, implantadas na América Latina, que justificam o uso dessa expressão pelo autor.

  2. b) Atualmente, quais as consequências ambientais na América Latina desencadeadas por esse processo de colonização?