“O cinema brasileiro sempre buscou parte da sua energia na música popular. Das chanchadas da Atlândida, que levaram para as telas os sucessos do rádio e do Carnaval [...]. De Vinicius (2005), o documentário nacional mais visto em todos os tempos, a 2 Filhos de Francisco (2005), maior sucesso da chamada fase de ’retomada’. Nessa longa e muitas vezes bem- sucedida relação, Cartola, documentário sobre o sambista carioca Agenor de Oliveira (1908-1980), promete ocupar posição de destaque. [...] O filme defende a ideia de que Cartola foi uma figura-síntese da música popular brasileira do século 20, ao protagonizar momentos fundamentais de sua história e fazer a ponte entre diferentes gerações e movimentos.”
(CALIL, Ricardo. Ciência e Arte: documentário mostra a trajetória do compositor Cartola, o mestre do samba melancólico cultuado por diferentes gerações de músicos e intérpretes. In: Bravo!. São Paulo: Editora Abril, Ano 10, 116, abr. 2007, p. 70.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a cultura nacional, considere as afirmativas a seguir:
1. O encontro do cinema brasileiro com a energia da música popular remete a essa busca permanente de compreender a assimilação da diversidade social nacional pelas diferentes linguagens da produção cultural.
2. No texto, o paralelo entre o sucesso do documentário Vinicius e o êxito do filme 2 Filhos de Francisco, de estilos estéticos completamente diferentes, destaca o mau gosto da maioria da população brasileira, resultante da ausência de um padrão aceitável de educação cultural.
3. O esforço em vincular a identidade nacional ao Carnaval, em que as músicas do samba eram disseminadas pelo país afora com o apoio dos meios de comunicação social de massa, fazia parte de uma estratégia inserida no projeto de nacionalização da sociedade brasileira.
4. A alusão ao documentário do sambista Cartola exemplifica o encontro de estilos musicais que se constituiu em referência da produção cultural brasileira, ou seja, a sensibilidade permissiva à mescla que combina erudição musical e poesia popular.
Assinale a alternativa correta.