“O esforço para ler o grande romance policial da Natureza é velho como o pensamento humano. Mas há apenas uns três séculos que os estudiosos começaram a compreender a língua em que o livro está escrito. E a partir desse tempo - a época de Galileu e Newton - a escrita passou a fazer-se com rapidez. Foram-se desenvolvendo técnicas de investigação, métodos sistemáticos de descobrir e seguir pistas. Alguns dos enigmas receberam solução - embora muitas soluções fossem precárias e acabassem abandonadas em consequência de posterior pesquisa.

(EINSTEIN, Albert e INFELD, Leopold. A evolução da física - de Newton até a teoria dos quanta. Lisboa: Livros do Brasil, s.d.p.)

Os pensadores gregos na Antiguidade, os intelectuais renascentistas, os cientistas de várias áreas na contemporaneidade, enfim, todos os estudiosos que buscam o conhecimento da Natureza estão vinculados a um determinado contexto sócio histórico. Tendo por base a intensidade e o ritmo do desenvolvimento tecnológico na atualidade, descreva uma mudança decorrente da vertiginosa corrida tecnológica e discuta as suas implicações na atual produção do conhecimento científico.