“Já fiz planos de pontes muito leves... Sou capaz de desviar a água dos fossos de um castelo cercado... Conheço meios de destruir seja que castelo for... Sei construir bombardas fáceis de deslocar... galerias e passagens sinuosas que se podem escavar sem ruído nenhum... carros cobertos, inatacáveis e seguros, armados com canhões... Estou, sem dúvida, em condições de competir com qualquer outro arquiteto, tanto para construir edifícios públicos ou privados como para conduzir água de um sítio para outro... E em trabalhos de pintura ou na lavra do mármore, do metal ou da argila, farei obras que seguramente suportarão o confronto com as de qualquer outro, seja ele quem for.”
(DELUMEAU, Jean. A civilização do renascimento. Lisboa: Editorial Estampa, 1984, vol. I, p. 154.)
Esse texto é um fragmento da carta que Leonardo da Vinci escreveu solicitando trabalho na corte de Ludovico, o Mouro, em 1482. Nele explicita-se a relação inequívoca entre trabalho intelectual e poder político.
a) Apresente duas características específicas do conhecimento humano à época do Renascimento.
b) Apresente um exemplo concreto e revelador da relação entre conhecimento científico e poder na sociedade atual. Fundamente sua resposta.