“Nos anos 60 o alto índice de analfabetismo do país era um entrave para as pretensões eleitorais dos partidos de esquerda, pois os analfabetos não votavam. Em 1963, na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte, 21 monitores, estudantes universitários engajados politicamente, realizaram uma experiência impressionante - ensinaram cerca de 300 trabalhadores a ler, em apenas 40 horas. Foi o primeiro teste para o método de alfabetização desenvolvido pelo pedagogo Paulo Freire, que ganharia renome nacional e internacional.”

(COELHO, Marco Antônio Tavares. Política de Alianças entre 1945 e abril de 1964. In: História Viva, Temas Brasileiros. São Paulo, 5, 2006, p. 50.)

No debate acerca das Políticas Públicas no Brasil, impressiona a recorrência da problemática focada em torno da questão educacional. Sobre a abordagem do tema pelo texto e com base na trajetória da educação brasileira, considere as afirmativas a seguir:

1. O texto destaca uma restrição ao exercício da cidadania no Brasil de 1960 já superada pela legislação hoje em vigor no país.

2. O engajamento dos universitários na área educacional a que se refere o texto era estimulado à época pelo ativismo político da União Nacional dos Estudantes.

3. Nos anos 60 do século XX, o método de alfabetização preconizado por Paulo Freire foi aplicado pelo Ministério da Educação do governo João Goulart.

4. Na atualidade, os indicadores coletados pelos órgãos oficiais brasileiros registram a erradicação do analfabetismo na maioria dos estados do Brasil.

Assinale a alternativa correta.