57 UFPR 2007 - Português
Aponte a alternativa em que os sinais de pontuação foram usados adequadamente.
Bissoli explica: "Vargas incorporou o samba durante o Estado Novo com dois objetivos complementares: enquanto promovia a identificação da comunidade negra com a nação brasileira, mostrava às elites e ao resto do mundo uma nacionalidade branca".
A história do samba revela importantes transformações sociais que marcaram a primeira metade do século 20 no Brasil; período em que esse tipo de música deixou de ser objeto de perseguição e sinônimo de vadiagem para entrar, no circuito comercial do país, e aos poucos se transformar, num dos principais símbolos de nossa cultura.
Segundo o historiador Magno Bissoli a nacionalização do samba, esteve em larga escala associada à industrialização do país e ao projeto político e econômico de Getúlio Vargas.
A transformação do samba proibido - em ritmo nacional - relaciona-se com a inserção da mão-de-obra negra: como força de trabalho para o processo de industrialização pelo qual passava o país, e com a necessidade de se estabelecer um símbolo nacional aceito pela elite.
A composição de Ary Barroso "Aquarela do Brasil", de 1939, exemplifica bem o caráter ufanista; que agradava aos setores do governo comprometidos com a construção de uma nova nacionalidade brasileira, com imagens idílicas que levaram ao mundo, o retrato de um Brasil que não correspondia à realidade daqueles que criaram o ritmo.
CossenoGPT
Dados
Discussão
Listas
Reportar