O cultivo de plantas transgênicas, assunto polêmico em vários países, inclusive no Brasil, traz uma nova dimensão para os cruzamentos na agricultura, por possibilitar modificações genéticas direcionadas, envolvendo espécies totalmente diferentes. Entre os inúmeros transgênicos até agora produzidos, a RR é um tipo de soja tolerante a um herbicida ou "mata-mato" de espectro amplo. Um experimento genético inseriu no genoma da soja um gene que induz essa tolerância específica, facilitando o manejo dessa cultura. Uma preocupação de alguns ambientalistas, no caso da soja RR, é que esse gene possa "escapar" ou ser transmitido para outras plantas, ervas daninhas por exemplo, as quais poderiam apresentar propriedades inesperadas, prejudicando o meio ambiente e os ecossistemas. Outra preocupação é ainda não serem previsíveis os impactos ambientais causados pela quebra de barreiras naturais, ao se introduzir plantas transgênicas nas lavouras. Nesse contexto, examine as seguintes afirmativas e assinale a(s) alternativa(s) correta(s).
a) Duas populações de uma mesma espécie, isoladas geograficamente e sofrendo isoladamente os efeitos dos fatores evolutivos, poderão acumular tantas diferenças genéticas a ponto de não ser mais possível o cruzamento entre elas, determinando o surgimento de uma nova espécie.
b) Em populações naturais, a transmissão de genes entre indivíduos de uma mesma espécie só acontece através da reprodução sexuada.
c) No processo de especiação, o isolamento reprodutivo precede o isolamento geográfico.
d) O sucesso da reprodução sexuada, principalmente no que se refere a descendentes férteis, depende, entre outros fatores, da espécie a que pertencem os indivíduos envolvidos.
e) O processo de formação de novas espécies denomina-se espermatogênese.