-"Muito mais que apenas discriminação ou preconceito racial, o racismo é uma doutrina que afirma haver relação entre características raciais e culturais e que algumas raças são, por natureza, superiores a outras. (...) O racismo deforma o sentido científico do conceito de raça, utilizando-o para caracterizar diferenças religiosas, linguísticas e culturais."

(CARNEIRO, M. L. T. O racismo na História do Brasil. São Paulo: Ática, 1994. p. 6.)

Se o conhecimento da História é o estudo do passado para a compreensão do tempo presente, sobre o racismo é correto afirmar:

() No Brasil, herdaram-se diversos preconceitos do passado escravista, como a imagem de inferioridade do negro e de indolência do índio.

() Os novos movimentos nacionalistas na Europa, dentre os quais pode-se citar o neonazismo, são herdeiros dos movimentos que se deixaram orientar por doutrinas racistas.

() Nos Estados Unidos, o racismo é combatido em nome da eugenia.

() Nos campos de concentração, Hitler internou tão-somente a população de origem judaica, objeto de sua política de "limpeza étnica".

() O antissemitismo, que já era difundido em toda a Europa desde meados do século XIX, foi instrumentalizado politicamente pelos nazistas em nome da defesa da raça ariana, o que reforçou o poder carismático de Hitler.