Observe a seguinte notícia de jornal.

Abastecimento

120 mil moradores de Sumaré devem ficar sem água hoje por quatro horas.

Cerca de 120 mil pessoas vão ficar sem água hoje em Sumaré (26 km de Campinas), devido à interrupção do abastecimento da ETA (Estação de Tratamento de Água) por quatro horas. A suspensão ocorrerá por causa do corte de energia que será feito pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). No final da semana passada, em decorrência da seca e do excesso de poluição, a interrupção da captação do rio Atibaia, que abastece 50% da cidade, já havia deixado os 120 mil moradores sem água.

Ontem, o Grupo Técnico de Monitoramento Hidrológico informou que a região corre risco de enfrentar uma crise de abastecimento nos próximos meses. Os técnicos dizem que a região enfrenta a pior estiagem do século e começam a adotar medidas para conscientizar a população para economizar água.

(Adaptado de Folha de S. Paulo, 13 maio 2000.)

Considere que os eventos anunciados na notícia de fato ocorreram como previsto. Indique, então, a(s) alternativa(s) que expressa(m) adequadamente relação(ões) de causa e consequência identificável(eis) nessa notícia.

a) 120 mil moradores de Sumaré ficaram sem água no dia 13/5/2000 porque a Estação de Tratamento de Água interrompeu o abastecimento durante quatro horas.

b) A Estação de Tratamento de Água em Sumaré interrompeu o abastecimento em 13/5/2000 porque a Companhia Paulista de Força e Luz cortou a energia.

c) Na semana anterior, a captação do rio Atibaia foi interrompida porque 120 mil moradores ficaram sem água.

d) A região de Sumaré enfrentava a pior estiagem do século porque o rio Atibaia estava excessivamente poluído na época.

e) Os técnicos começaram a adotar medidas para conscientizar a população da necessidade de economizar água porque havia risco de uma crise de abastecimento nos meses subsequentes