"As áreas costeiras representam, na realidade, uma zona de intercâmbio de energia e de matéria, por processos naturais e antrópicos, entre os continentes e os oceanos. Essa troca ocorre pela interação de vários fenômenos naturais, que são muito suscetíveis às mudanças."
(SUGUIO, K. Geologia do Quaternário e mudanças ambientais: passado + presente = futuro? São Paulo: Paulo’s Comunicação e Artes Gráficas, 1999. p. 335.)
Sobre o tema, é correto afirmar:
() As marés, que influenciam a vida das populações das regiões costeiras, são resultantes da combinação de forças que o Sol e principalmente a Lua exercem sobre as águas do mar. Quando a Terra está alinhada em relação ao Sol e à Lua, ocorrem as marés de sizígia ou marés vivas.
() As correntes marinhas influem nos climas do mundo. A Corrente do Golfo, por exemplo, ameniza o inverno nas áreas litorâneas ocidentais da Irlanda, da Noruega e da Grã-Bretanha.
() As áreas costeiras exercem uma grande atração sobre as populações. Nessas áreas, fatores antrópicos comumente se sobrepõem às forças naturais, resultando, por exemplo, na modificação de áreas como os manguezais, que constituem uma formação vegetal presente em reentrâncias litorâneas baixas.
() Em sua maioria, os rios que têm no litoral o seu nível final de erosão carregam para o mar resíduos químicos de indústrias e agrotóxicos e fertilizantes das áreas agrícolas, poluindo e afetando a produção pesqueira dos espaços litorâneos.
() A zona abissal, como parte das áreas costeiras, corresponde ao mar raso até a profundidade de 200 m.