USP 2016 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
A partir das imagens a seguir, pode-se inferir a progressão do delta do rio Huang Ho (Rio Amarelo), na costa leste da China, famoso pelo transporte de sedimentos conhecidos por loess. De 1979 a 2000, alterou-se consideravelmente a morfologia do delta, com o aparecimento de feições recentes sobrepostas a outras, que levaram milhões de anos para se formar.
(Terra Frágil: O que está acontecendo com o nosso planeta? São Paulo: Editora Senac, 2009, Adaptado.)
Com base na comparação entre as imagens de satélite e em seus conhecimentos, assinale a afirmação correta.
(Folha de S. Paulo. 19/12/2014.)
Tendo em vista o que a charge pretende expressar e a data de sua publicação, dentre as legendas propostas abaixo, a mais adequada para essa charge é:
Há dois lados na divisão internacional do trabalho [DIT]; um em que alguns países especializam-se em ganhar, e outro em que se especializaram em perder. Nossa comarca do mundo, que hoje chamamos de América Latina, foi precoce: especializou-se em perder desde os remotos tempos em que os europeus do Renascimento se abalançaram pelo mar e fincaram os dentes em sua garganta. Passaram os séculos, e a América Latina aperfeiçoou suas funções. Este já não é o reino das maravilhas, onde a realidade derrotava a fábula e a imaginação era humilhada pelos troféus das conquistas, as jazidas de ouro e as montanhas de prata. Mas a região continua trabalhando como um serviçal. Continua existindo a serviço de necessidades alheias, como fonte e reserva de petróleo e ferro, cobre e carne, frutas e café, matérias-primas e alimentos, destinados aos países ricos que ganham, consumindo-os, muito mais do que a América Latina ganha produzindo-os.
(GALEANO, E. As veias abertas da América Latina. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981. Adaptado.)
Sobre a atual Divisão Internacional do Trabalho (DIT), no que diz respeito à mineração na América Latina, é correto afirmar:
O vento é o movimento do ar em relação à superfície terrestre. Ele se deve à existência de gradientes de pressão atmosférica, e sua distribuição é representada pelas isóbaras (linhas com o mesmo valor de pressão atmosférica). O vento também sofre influências do movimento de rotação da Terra, podendo-se destacar, entre outras, a força de desvio conhecida por efeito Coriolis. Esse efeito atua sobre os ventos deslocando sua trajetória ao longo das isóbaras, conforme os hemisférios do planeta.
(A. Tubelis & F. J. L. Nascimento. Meteorologia descritiva: Fundamentos e aplicações brasileiras. São Paulo: Nobel, 1983. Adaptado.)
Com base no texto e em seus conhecimentos, em relação aos centros de alta pressão $(A)$, pode-se representar corretamente a circulação dos ventos nos Hemisférios Sul (HS) e Norte (HN), conforme o esquema indicado em:
As 20 aglomerações urbanas mais populosas do mundo
(Atlas des Migrations. Paris: Éditions Autrement, 2012. Adaptado.)
Sobre as 20 aglomerações urbanas mais populosas do mundo, conforme gráfico ao lado, é correto afirmar:
Carregando...