USP 2015 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Considere o texto abaixo para responder à questão.

O que houve em Canudos e continua a acontecer hoje, no campo como nas grandes cidades brasileiras, foi o choque do Brasil "oficial e mais claro" com o Brasil "real e mais escuro" (...). Euclides da Cunha, formado, como todos nós, pelo Brasil oficial, de repente, ao chegar ao sertão, viu-se ofuscado pelo Brasil real de Antônio Conselheiro e seus seguidores. Sua intuição de escritor de gênio e seu nobre caráter de homem de bem colocaram-no imediatamente ao lado do Conselheiro, para honra e glória do escritor. De modo que, entre outros erros e contradições, só lhe ocorreu, além da corajosa denúncia do crime, pregar uma "modernização" que consistiria, finalmente, em conformar o Brasil real pelos moldes do Brasil oficial. Isto é, uma modernização falsificadora e falsa, que, como a que estão tentando fazer agora, é talvez pior do que uma invasão declarada. Esta apenas destrói e assola, enquanto a falsa modernização, no campo como na cidade, descaracteriza, assola, destrói e avilta o povo do Brasil real.

(Ariano Suassuna. Folha de S. Paulo, 30/11/1999. Adaptado.)

  1. a) Identifique e explique dois elementos da questão agrária brasileira contemporânea que justificam a expressão "falsa modernização no campo".

  2. b) Descreva uma característica comum entre o movimento de Canudos e os movimentos sociais que atuam no campo brasileiro na atualidade.

Observe a charge.

(Petar Pismestrovic. www.contextoshistoricos.blogspot.com.br. Acessado em 15/06/2014. Adaptado.)

Com base na charge e em seus conhecimentos, avalie as afirmações:

  1. I) O rápido e intenso crescimento econômico chinês se deu às custas da exploração de recursos florestais da União Europeia.

  2. II) A despeito da distinta condição econômica da União Europeia e da China na atualidade, essas economias permanecem interligadas.

  3. III) A dependência econômica da China em relação à União Europeia assenta-se no consumo do etanol europeu.

  4. IV) Enquanto parte da União Europeia vive uma crise econômica, a economia chinesa cresce.

Está correto apenas o que se afirma em


Considere que a motorização de um país constitui um importante indicador para o planejamento dos transportes e da mobilidade urbana. Esse indicador pode ser obtido, por exemplo, com base na relação entre o número de habitantes e o de autoveículos, tal como expresso no gráfico abaixo. Destaque-se o fato de que, quanto menor essa relação, maior a motorização de um país.

Habitantes por autoveículo em alguns países

(Anuário da Anfavea 2014. www.anfavea.com.br. Acessado em 28/08/2014.)

Com base no gráfico e em seus conhecimentos, é correto afirmar que a motorização


Um tema recorrente no debate contemporâneo é a migração global. A Organização das Nações Unidas estima que existam 232 milhões de migrantes em todo o mundo (ONU, 2013). Há, atualmente, mais mobilidade que em qualquer outra época da história mundial. Comparando a migração atual com a do século XIX, é correto afirmar:


Leia o texto.

A luz aumentou e espalhou-se na campina. Só aí principiou a viagem. Fabiano atentou na mulher e nos filhos, apanhou a espingarda e o saco dos mantimentos, ordenou a marcha com uma interjeição áspera.

Afastaram-se rápidos, como se alguém os tangesse, e as alpercatas de Fabiano iam quase tocando os calcanhares dos meninos. A lembrança da cachorra Baleia picava-o, intolerável. Não podia livrar-se dela. Os mandacarus e os alastrados vestiam a campina, espinho, só espinho. E Baleia aperreava-o. Precisava fugir daquela vegetação inimiga.

(Graciliano Ramos. Vidas secas.)

  1. a) Além da presença de espinhos, cite outras duas características da vegetação do bioma em que se passa a história narrada na obra Vidas secas.

  2. b) Considerando a data de publicação da primeira edição do romance Vidas secas (1938) e a região em que se passa seu enredo, caracterize os problemas sociais sugeridos pelo texto.

Carregando...