USP 2010 Biologia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

As mariposas da espécie Diataea saccharalis colocam seus ovos na parte inferior de folhas de cana- de-açúcar. Esses ovos desenvolvem-se em larvas que penetram no caule e se alimentam do parênquima ali presente. As galerias feitas por essas larvas servem de porta de entrada para fungos da espécie Colleotrichum falcatum. Esses fungos alimentam-se da sacarose armazenada no caule. As usinas de açúcar e álcool combatem as mariposas, liberando pequenas vespas (Cofesia flavipes), cujos ovos são depositados sobre as larvas das mariposas. Quando os ovos eclodem, as larvas da vespa passam a se alimentar das larvas da mariposa.

  1. A) Com base nas informações contidas no texto acima, indique os organismos que ocupam os seguintes níveis tróficos:

    $a_1$) produtor;

    $a_2$) consumidor primário;

    $a_3$) consumidor secundário.

  2. B) Dentre as interações descritas nesse texto, indique uma que você classificaria como parasitismo, justificando sua resposta.

(Fonte: http://www2.uol.com.br/niquel/bau.shtml. Acessado em 25/08/2009.)

Os animais que consomem as folhas de um livro alimentam-se da celulose contida no papel. Em uma planta, a celulose é encontrada


O conhecimento sobre a origem da variabilidade entre os indivíduos, sobre os mecanismos de herança dessa variabilidade e sobre o comportamento dos genes nas populações foi incorporado à teoria da evolução biológica por seleção natural de Charles Darwin.

Diante disso, considere as seguintes afirmativas:

  1. I) A seleção natural leva ao aumento da frequência populacional das mutações vantajosas num dado ambiente; caso o ambiente mude, essas mesmas mutações podem tornar seus portadores menos adaptados e, assim, diminuir de frequência.

  2. II) A seleção natural é um processo que direciona a adaptação dos indivíduos ao ambiente, atuando sobre a variabilidade populacional gerada de modo casual.

  3. III) A mutação é a causa primária da variabilidade entre os indivíduos, dando origem a material genético novo e ocorrendo sem objetivo adaptativo.

Está correto o que se afirma em


Um determinado animal adulto é desprovido de crânio e apêndices articulares. Apresenta corpo alongado e cilíndrico. Esse animal pode pertencer ao grupo dos


Há uma impressionante continuidade entre os seres vivos (...). Talvez o exemplo mais marcante seja o da conservação do código genético (...) em praticamente todos os seres vivos. Um código genético de tal maneira “universal” é evidência de que todos os seres vivos são aparentados e herdaram os mecanismos de leitura do RNA de um ancestral comum.

(Morgante & Meyer. Darwin e a Biologia, O Biólogo 10:20 dez. 2009.)

O termo “código genético” refere-se


Carregando...