USP 2008 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
A cidade antiga (grega, entre os séculos VIII e IV a.C.) e a cidade medieval (europeia, entre os séculos XII e XIV), quando comparadas, apresentam tanto aspectos comuns quanto contrastantes.
Indique aspectos que são
a) Comuns às cidades antiga e medieval.
b) Específicos de cada uma delas.
Se, para o historiador, a Idade Média não pode ser reduzida a uma “Idade das Trevas”, para o senso comum, ela continua a ser lembrada dessa maneira, como um período de práticas e instituições “bárbaras”.
Com base na afirmação acima, indique e descreva
a) Duas contribuições relevantes da Idade Média.
b) Duas práticas ou instituições medievais lembradas negativamente.
Durante o século XVIII, na Europa, constituíram-se dois polos dinâmicos: um de dimensão cultural, representado pela França, e outro de dimensão econômica, representado pela Inglaterra.
Descreva aspectos referentes ao
a) Primeiro polo.
b) Segundo polo.
“Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas...”
(Bartolomé de Las Casas, 1474 - 1566.)
“A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem.”
(Pablo Neruda, 1904 - 1973.)
As duas frases acima colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi
O estabelecimento dos franceses na Baía de Guanabara, em 1555, é um entre outros episódios que ilustram as relações entre a França e as terras americanas pertencentes à Coroa lusitana, durante os três primeiros séculos da colonização.
a) Explique o que levou os franceses a se estabelecerem pela primeira vez nessas terras.
b) Cite e caracterize uma outra tentativa francesa de ocupação na América Portuguesa.
Carregando...