USP 2007 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
Spanglish
O diário “El País” de 02/10/2000 publicou uma entrevista com Ilan Stavans, escritor e filólogo mexicano, autor do primeiro dicionário de spanglish, uma língua com origens nos subúrbios hispânicos de Miami, Los Angeles e Nova Iorque. Com cerca de 6000 palavras, esta língua nasceu do choque do Espanhol com o Inglês e é, segundo aquele filólogo, “uma nova maneira de ser hispânico nos Estados Unidos”. A entrevista termina com uma lista de algumas palavras a incluir no dicionário; por ex., culísimo = muito frio (do inglês cool).
(Fonte: Lexicon, Vocabulário de Filosofia, (http://ocanto. esenviseu.net/lexs.htm).)
a) Explique qual é o fenômeno geográfico responsável por essa fusão de línguas, nos EUA.
b) Cite e explique uma consequência possível desse fenômeno geográfico.
O objetivo da elaboração do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é oferecer um contraponto a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, que considera apenas a dimensão econômica do desenvolvimento. Criado por Mahbub ul Haq, com a colaboração do economista indiano Amartya Sen (...), o IDH pretende ser uma medida geral, sintética, do desenvolvimento humano. Não abrange todos os aspectos do desenvolvimento e não é uma representação de “felicidade” das pessoas, nem indica “o melhor lugar para se viver”.
(Fonte: Adaptado de http://www.pnud.org.br, out. 2006.)
a) Quais os indicadores que compõem o IDH? Apresente um aspecto relevante da realidade social ausente dessa composição.
b) Analise a região do Sahel, na África, considerando o texto acima e os indicadores que compõem o IDH.
O biodiesel é um combustível biodegradável, derivado basicamente de diversas fontes vegetais, e que pode substituir total ou parcialmente o diesel de petróleo em vários tipos de motores.
a) Dê exemplo de duas fontes utilizadas na produção do biodiesel.
b) Explique por que o biodiesel tem sido considerado uma alternativa econômica e ambientalmente viável para o Brasil.
Estado de SP fica com peso menor no setor
A pesquisa industrial anual do IBGE confirma a continuidade do processo de desconcentração regional da indústria no Brasil. O peso da indústria paulista caiu de 46,4% em 2000 para 42,5% em 2003. São Paulo, porém, ainda está bem à frente do segundo colocado - Minas Gerais, com 10%.
Em contrapartida ao desempenho de São Paulo, ganharam espaço, na estrutura industrial do país, Rio de Janeiro (por causa do petróleo), Paraná, Bahia, Amazonas, Goiás e Pará.
(Fonte: Adaptado de Folha de S. Paulo, 22/06/2005.)
a) Cite e explique dois motivos do processo de desconcentração mencionado no texto.
b) Identifique e explique um fenômeno geográfico decorrente da desconcentração industrial.
(Fontes: Folha de S. Paulo, 12/12/93 e Atlas de la diversidad, 2004.)
O mapa acima representa as áreas de cobertura dos satélites utilizados pela CNN, uma das principais redes mundiais de comunicação. Com auxílio do mapa, é possível afirmar que as grandes redes de comunicação
Carregando...