USP 2007 Biologia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

A observação de faunas dos continentes do hemisfério Sul revela profundas diferenças. Na América do Sul, existem preguiças, antas, capivaras, tamanduás e onças; na África, há leões, girafas, camelos, zebras e hipopótamos; na Austrália, cangurus, ornitorrincos e equidnas e, na Antártida, os pinguins. Entretanto, descobriram-se espécies fósseis idênticas nessas regiões. Assim, fósseis da gimnosperma Glossopterís foram encontrados ao longo das costas litorâneas da África, América do Sul, Austrália e Antártida, e ainda fósseis dos répteis Cynognathus e Lystrosaurus foram descobertos na América do Sul, África e Antártida.

Para explicar esses fatos, formularam-se as seguintes hipóteses:

  1. I. A presença de fósseis idênticos, nos vários continentes, prova que todas as formas de vida foram criadas simultaneamente nas diversas regiões da Terra e se diferenciaram mais tarde.

  2. II. As faunas e floras atuais são resultado da seleção natural em ambientes diversos, isolados geograficamente.

  3. III. Os continentes, há milhões de anos, eram unidos, separando-se posteriormente.

Está correto o que se afirma em


Na dupla fecundação que ocorre em certas plantas, um dos núcleos espermáticos do tubo polínico funde-se à oosfera e origina o zigoto diploide. O outro núcleo espermático funde-se aos dois núcleos polares do óvulo e origina uma célula triploide que, por mitoses sucessivas, produz o endosperma.

  1. a) 1. A dupla fecundação é característica de que grupo de plantas?2. Quais das estruturas mencionadas no texto correspondem aos gametas masculino e feminino, respectivamente?

  2. b) O gameta feminino de uma planta heterozigótica $\boldsymbol{Aa}$, fecundado pelo gameta masculino de uma planta homozigótica $\boldsymbol{aa}$, produz um zigoto heterozigótico. Qual é o genótipo das células do endosperma?

No interior do Maranhão, uma doença que vitimou muitas pessoas começava com dormência e inchaço nas pernas, evoluindo para paralisia, insuficiência respiratória e cardíaca. Esses sintomas são iguais aos do beribéri, moléstia conhecida há mais de 2.000 anos.

Nas primeiras décadas do século XX, o beribéri foi relacionado à carência da vitamina ${B}_{1}$, usualmente encontrada em cereais integrais, legumes, ovos e leite.

O quadro carencial, comum em lugares pobres, onde a alimentação é inadequada, pode ser agravado pela ingestão de bebidas alcoólicas e pelo contato com agrotóxicos. Como no passado, também hoje, as vítimas do beribéri, no interior do Maranhão, são subnutridas, sendo sua alimentação baseada quase que exclusivamente em arroz branco.

Em uma das comunidades afetadas, foram feitas algumas propostas, visando combater a doença:

  1. I. Incentivar o cultivo de hortas domésticas e a criação de pequenos animais para consumo.

  2. II. Isolar as pessoas afetadas e prevenir a doença com uma campanha de vacinação.

  3. III. Orientar os trabalhadores da região sobre o uso de equipamentos de proteção individual, quando da manipulação de agrotóxicos.

Entre as três propostas, podem contribuir para o combate à doença, apenas


As crescentes emissões de dióxido de carbono $\left(CO_2\right)$, metano $\left(CH_4\right)$, óxido nitroso $\left(N_2O\right)$, entre outros, têm causado sérios problemas ambientais, como, por exemplo, a intensificação do efeito estufa. Estima-se que, dos 6,7 bilhões de toneladas de carbono emitidas anualmente pelas atividades humanas, cerca de 3,3 bilhões acumulam-se na atmosfera, sendo os oceanos responsáveis pela absorção de 1,5 bilhão de toneladas, enquanto quase 2 bilhões de toneladas são sequestradas pelas formações vegetais.

Assim, entre as ações que contribuem para a redução do $CO_2$ da atmosfera, estão a preservação de matas nativas, a implantação de reflorestamentos e de sistemas agroflorestais e a recuperação de áreas de matas degradadas.

O papel da vegetação, no sequestro de carbono da atmosfera, é


Suponha que na espermatogênese de um homem ocorra não-disjunção dos cromossomos sexuais na primeira divisão da meiose, isto é, que os cromossomos $X$ e $Y$ migrem juntos para um mesmo polo da célula. Admitindo que a meiose continue normalmente,

  1. a) Qual será a constituição cromossômica dos espermatozoides formados nessa meiose, no que se refere aos cromossomos sexuais?

  2. b) Quais serão as possíveis constituições cromossômicas de crianças geradas pelos espermatozoides produzidos nessa meiose, no caso de eles fecundarem óvulos normais?

Carregando...