USP 2005 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Karl Marx afirmou mais de uma vez que, na antiguidade romana, era o Estado que sustentava o proletariado e não este àquele, como ocorre na modernidade. Com base nessa afirmação, explique:

  1. a) Como o Estado romano sustentava o proletariado?

  2. b) Por que é possível sustentar que a derrota do programa de reforma agrária dos irmãos Graco abriu caminho para tal política?

Curiosamente, apesar das limitações impostas por uma base material e técnica rudimentar, a Europa medieval tardia (séculos XII a XV) vivenciou, pelo menos no plano da religião e do ensino nas universidades, uma unidade tão ou mais intensa do que a da atual União Europeia, alicerçada na complexa economia capitalista. Em face disso, indique:

  1. a) Como foi possível, naquela época, diante da precariedade das comunicações e da base material, ocorrer essa integração?

  2. b) As principais características das universidades medievais.

“O pano ou tecido deste Reino... interessa tanto ao soberano quanto ao súdito, ao nobre e ao plebeu, até mesmo a toda profissão, condição e espécie de homem desta nação”.

(Thomas Middleton, 1622.)

  1. a) Por que a produção têxtil inglesa interessava ao rei, à nobreza e aos plebeus?

  2. b) Qual a importância da produção têxtil para a futura Revolução Industrial inglesa?

“A mais extravagante ideia que possa germinar no cérebro de um político é acreditar que basta a um povo entrar de mão armada num país estrangeiro para lhe fazer adotar as suas leis e a sua Constituição. Ninguém estima os missionários armados, e o primeiro conselho que a natureza e a prudência dão é repeli-los como inimigos.”

(Robespierre, janeiro de 1792.)

  1. a) Por que a ocupação da Espanha pelo exército napoleônico, em 1806, tornou o texto profético?

  2. b) Há no momento atual alguma situação à qual o texto pode ser referido? Por quê?

Neste início de século XXI, o Japão ainda possui a economia mais avançada da Ásia e, embora produza energia nuclear, não dispõe nem de armas atômicas, nem de forças armadas consideráveis, ao passo que a Índia e a China, com economias mais atrasadas possuem armas nucleares e grandes exércitos. Indique os processos e/ou acontecimentos históricos cruciais que, nas décadas de 40 e 50 do século passado, estiveram na origem do

  1. a) Poder econômico, mas não militar, do Japão.

  2. b) Poder militar, maior do que o econômico, da Índia e da China.

Carregando...