USP 1998 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
Considerando a reordenação territorial do campo brasileiro, o Oeste Catarinense, o Noroeste do Rio Grande do Sul e o Sudoeste do Paraná, constituem uma região de pequenas e médias propriedades, as quais,
"O interior de São Paulo há muito tempo não é mais caipira. (...) Os negócios locais incluem produtos manufaturados, boa parte de alta tecnologia, cujos volumes superam os realizados na capital (...) Essa tendência deve acentuar-se: as indústrias estão se retirando da capital e da área metropolitana de São Paulo. (...) Esse movimento amplia a área metropolitana de São Paulo para um raio de 150 quilômetros, a partir da capital, e se estende para áreas ainda mais distantes, ao longo das principais rodovias, o que muda rapidamente a paisagem do Estado".
(Adapt. Lencioni, S. - O Estado de S.Paulo), 26/10/97.
a) Por que as indústrias estão se retirando da capital e da área metropolitana de São Paulo?
b) Analise dois efeitos desse movimento na organização urbana da metrópole paulistana e dois nas cidades do interior de São Paulo.
O que os economistas e comentaristas econômicos denominam de Custo Brasil é o conjunto de tarifas, fretes, taxas, tributos, etc., que incidem sobre os produtos brasileiros, onerando-os acima dos preços do mercado internacional e dificultando a competitividade pelo mercado externo.
a) Entre os fatores geográficos do Custo Brasil destaca-se o sistema de transporte. Caracterize o atual sistema de transportes do Brasil e explique por que ele é oneroso para o comércio exterior.
b) Entre os meios de transportes, qual é o mais barato para produtos pesados e volumosos, a distâncias superiores a 1.000 km? Dê um exemplo.
A Itália é um dos países mais industrializados da União Europeia. Em seu território, a região que concentra maior atividade fabril é
Quanto às formas de relevo, as Américas do Norte e do Sul apresentam, em comum, a predominância de:
Carregando...