USP 1996 Português - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

1. Leia atentamente os textos dados, procurando identificar a questão neles tratada.

2. ESCREVA UMA DISSERTAÇÃO EM PROSA, relacionando os dois textos e expondo argumentos que sustentem seu próprio ponto de vista.

TEXTO 1

Entre os Maoris, um povo polinésio, existe uma dança destinada a proteger as sementeiras de batatas, que quando novas são muito vulneráveis aos ventos do leste: as mulheres executam a dança, entre os batatais, simulando com os movimentos dos corpos o vento, a chuva, o desenvolvimento e o florescimento do batatal, sendo esta dança acompanhada de uma canção que é um apelo para que o batatal siga o exemplo do bailado. As mulheres interpretam em fantasia a realização prática de um desejo. É nisto que consiste a magia: uma técnica ilusória destinada a suplementar a técnica real.

Mas essa técnica ilusória não é vã. A dança não pode exercer qualquer feito direto sobre as batatas, mas pode ter (como de fato tem) um efeito apreciável sobre as mulheres. Inspiradas pela convicção de que a dança protege a colheita, entregam-se ao trabalho com mais confiança e mais energia. E, deste modo, a dança acaba, afinal, por ter um efeito sobre a colheita.

(George Thomson)

TEXTO 2

A ciência livra-nos do medo, combatendo com respostas objetivas esse veneno subjetivo. Com um bom para-raios, quem em casa teme as tempestades? Todo ritual mítico está condenado a desaparecer; a função dos mitos se estreita a cada invenção, e todo vazio em que o pensamento mágico imperava está sendo preenchido pelo efeito de uma operação racional. Quanto à arte, continuará a fazer o que pode: entreter o homem nas pausas de seu trabalho, desembaraçada agora de qualquer outra missão, que não mais é preciso lhe atribuir.

(Hercule Granville)

No final da Guerra Civil americana, o ex-coronel ianque (...) sai à caça do soldado desertor que realizou assalto a trem com confederados.

("O Estado de S. Paulo", 15/09/95)

O uso da preposição ’com’ permite diferentes interpretações da frase anterior.

  1. a) Reescreva-a de duas maneiras diversas, de modo que haja um sentido diferente em cada uma.

  2. b) Indique, para cada uma das redações, a noção expressa pela preposição ’com’.

Eles pediram que a Petrobrás garanta que não haverá inquéritos administrativos contra os grevistas.

("Folha de S. Paulo, 03/06/95")

  1. a) Redija a frase anterior de duas maneiras diferentes, situando o pedido referido em duas perspectivas diversas, conforme o início dado:

    I. Eles haviam pedido que a Petrobrás... II. Se eles tivessem pedido, a Petrobrás...


  2. b) Cada nova frase irá permitir uma interpretação diferente, em relação à atitude dos que pedem e à atitude da Petrobrás. Exponha as interpretações, indicando o mecanismo gramatical que leva a cada uma delas.

Na frase, "Todo homem é mortal, porém o homem $\underline{\text{todo}}$ não é mortal", o termo todo é empregado com significados diferentes.

  1. a) Indique o sentido presente em cada uma das expressões.

  2. b) Justifique sua resposta.

"Os meninos de rua que procuram trabalho são repelidos pela população."

  1. a) Reescreva a frase, alterando-lhe o sentido apenas com o emprego de vírgulas.

  2. b) Explique a alteração de sentido ocorrida.

Carregando...