USP 1993 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
A propósito das grandes planícies e terras baixas brasileiras e da sua distribuição geográfica pode-se afirmar que elas
"A soja ocupou os espaços remanescentes da economia e do território regional e avançou sobre áreas de pecuária extensiva com base no arrendamento de terras e sobre a agricultura colonial, deslocando produtos destinados ao auto abastecimento regional e pressionando a saída de trabalhadores, de produtores sem terra e de pequenos proprietários.
A ocupação de áreas que haviam ficado à margem do complexo agroindustrial da soja permitiu reter, na região, a pequena produção desarticulada com a expansão de cultivos modernos ou desalojada com a construção de barragens para a produção de energia hidrelétrica. Por outro lado, a expansão do sistema de integração de pequenos produtores à indústria viabilizou, através do desenvolvimento de atividades compatíveis com reduzidas extensões de terra - avicultura e suinocultura confinadas e cultivo do tabaco para a produção de fumo -, a permanência de pequenos produtores cujos estabelecimentos não apresentavam escala adequada à implantação da lavoura mecanizada de grãos".
Este texto refere-se à agricultura
"O desenvolvimento trouxe ao mesmo tempo demandas acrescidas de energia tanto dos derivados de petróleo como no campo elétrico. Isto repercutiu de modo distinto nos três países, considerando o seu desigual abastecimento interno de recursos energéticos. Com 90% de geração de energia elétrica de origem térmica e insuficiente produção nacional para responder a maiores demandas, o país A emergiu com fortes pressões sobre a sua balança comercial. Mas o país B viu-se submetido a pressões muito mais intensas devido à incipiente extração interna de combustíveis, em que pese a proeminência de fontes hidroelétricas, enquanto que o país C conseguia um relativo equilíbrio ao combinar jazidas próprias de hidrocarbonetos (dispondo de excedentes exportáveis) com o aproveitamento de recursos hídricos, que pesariam favoravelmente para um impulso industrializador sustentado."
O texto trata do desenvolvimento industrial de três países latino-americanos. São eles respectivamente:
A República Popular da China se apresenta principalmente como um país
Você chegou ao fim das questões encontradas