UNIFESP 2013 Biologia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Considere a receita.

Receita de pão

Ingredientes:

$500\ \text{mL}$ de água.

$1$ e $\dfrac{1}{2}\ \text{kg}$ de farinha de trigo.

1 copo de óleo.

3 colheres (sopa) de açúcar.

1 colher (chá) de sal.

$50\ \text{g}$ de fermento biológico.

Modo de preparo:

Amornar a água e colocar o óleo, o açúcar, o sal e o fermento em uma tigela.

Misturar tudo e acrescentar, aos poucos, a farinha, até a massa desgrudar das mãos.

Tira a massa da tigela, coloca-la na mesa e sová-la.

Colocar uma bolinha de massa em um copo com água.

Enrolar a massa e deixá-la crescer, até a bolinha subir no copo com água. Depois, é só colocar a massa em uma forma e assá-la.

  1. a) Qual processo biológico é o responsável pelo crescimento da massa do pão? Considerando esse processo, explique por que a bolinha no copo com água vem à tona depois que a massa cresce.

  2. b) Considerando que a produção de vinho e a produção de pão têm por princípio o mesmo processo biológico, explique por que o vinho contém álcool e o pão assado não.

Leia os trechos extraídos do romance O cortiço, de Aluísio Azevedo (1857-1913).

Trecho 1

A filha era a flor do cortiço. Chamavam-lhe Pombinha. [...] Tinha o seu noivo, o João da Costa, [...] mas Dona Isabel não queria que o casamento se fizesse já. É que Pombinha, orçando aliás pelos dezoito anos, não tinha ainda pago à natureza o cruento tributo da puberdade [...], por coisa nenhuma desta vida consentiria que a sua pequena casasse antes de "ser mulher", como dizia ela. [...] entendia que não era decente, nem tinha jeito, dar homem a uma moça que ainda não fora visitada pelas regras!

Trecho 2

-Veio?! perguntou a velha com um grito arrancado do fundo da alma.

A rapariga meneou a cabeça afirmativamente, sorrindo feliz e enrubescida.

[...]

-Milha filha é mulher! Minha filha é mulher!

O fato abalou o coração do cortiço, as duas receberam parabéns e felicitações.

  1. a) Considerando a fisiologia da reprodução humana, o que vem a ser "as regras", as quais o autor se refere? Qual alteração hormonal finaliza o processo que resulta na "vinda das regras", como explicitado no trecho 2?

  2. b) Suponha que Pombinha, já casada, e com "regras" regulares, quisesse evitar filhos, e para isso adotasse o método contraceptivo conhecido por "tabelinha". Como Pombinha poderia determinar o período no qual deveria se abster de relações sexuais? Explique por que essa abstenção sexual deve se dar ao longo de um período de dias, e não apenas em um dia.

Leia os versos da canção Mata, com letra de Marlui Miranda e música de Marcos Santilli.

Motosserra

Rapa a mata

Rasga a serra,

rompe o verde

Mata o tronco

muta a terra

Motosserra

Motosserra

O que me espera na volta desta proeza

Derrubar os paus, navegar a mata

Morta numa viagem que me afoga em

Serragem, suor e medo...

Motosserra

Motosserra

Cedo interrompo o orvalho

Rompo o canto, sonho e cipó

E transformo tudo em

Galho ripa, farpa, cerca pau e pó

Motosserra

Motosserra

  1. a) Considerando a fertilidade do solo e sua capacidade para reter nutrientes, o que significa o quarto verso da canção?

  2. b) Transcreva os dois versos nos quais os autores fazem referência ao uso da madeira pelas populações humanas, e dê uma opção que permita continuar utilizando a madeira em larga escala, sem que seja preciso o desmatamento de novas áreas de florestas nativas.

Em 1997, uma pesquisadora da Universidade Goethe, na Alemanha, deparou-se com a seguinte situação: um de seus pacientes, portador do vírus HIV e já com os sintomas da AIDS, não respondia mais ao tratamento com o coquetel de drogas que recebia. Embora a cepa viral sensível às drogas se mantivesse controlada no organismo do paciente, sem se replicar e em níveis baixíssimos, outras cepas mostravam-se resistentes a todas as drogas utilizadas no coquetel, e o paciente sofria com a alta carga viral e com os efeitos colaterais das drogas ministradas. Visando permitir que o organismo do paciente se recuperasse dos efeitos colaterais provocados pelas drogas, o tratamento foi suspenso por alguns meses. Ao fim desse período, o paciente voltou a ser tratado com o mesmo coquetel de drogas anti-HIV que recebia anteriormente. As drogas se mostraram eficazes no combate ao vírus, e a carga viral caiu a níveis não detectáveis.

(Evolução: a incrível jornada da vida [Documentário da Scientific American Brasil7, 2001.)

  1. a) Que mecanismo evolutivo é o responsável pela mudança da característica da população viral frente aos medicamentos? No contexto da Biologia Evolutiva, quem foi o primeiro a propor esse mecanismo?

  2. b) Explique por que o coquetel de drogas foi mais eficaz no combate à doença após o paciente ter ficado um período sem recebê-lo.

Você chegou ao fim das questões encontradas