UNICAMP 2008 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

A integração europeia, cuja construção se iniciou como um projeto utópico no final da 2$\ ^{a}$ Guerra Mundial, é a causa de muitas e importantes transformações na estrutura política e econômica da Europa Ocidental contemporânea. Pode-se afirmar que é graças à integração que a Europa conheceu uma longa fase de prosperidade econômica, com a modernização de estruturas produtivas e a melhoria substancial dos padrões de vida das populações europeias.

(Adaptado de Antonio Carlos Lessa, “A Europa, seus organismos e sua integração político econômica.” In: Henrique Altemani de Oliveira e Antonio Carlos Lessa (orgs.), Política Internacional Contemporânea: mundo em transformação. São Paulo: Saraiva, 2006, p. 59.)

  1. a) O Tratado de Roma, assinado em 1957, instituiu a Comunidade Econômica Europeia, um dos marcos da integração da Europa. Explique, sucintamente, os principais objetivos dessa integração.

  2. b) O fim da Guerra Fria provocou grandes modificações nas relações internacionais. No caso da Europa, quais foram os dois principais desafios que o fim da Guerra Fria trouxe para a integração entre os países?

“Os projetos de recuperação e preservação de centros históricos, associados a processos de reestruturação urbana, têm sido uma constante no Brasil, principalmente a partir do final da década de 1980 e início de 1990. Pelourinho em Salvador, Bairro do Recife na capital pernambucana e o corredor cultural no Rio de Janeiro são alguns exemplos nacionais de locais que vêm sofrendo esse tipo de intervenção. Barcelona, Nova Iorque, Boston, Manchester, Paris e Buenos Aires estão entre os exemplos internacionais que marcam o fenômeno mundial de revitalização ou remodelação urbana.”

(Disponível em: www.comciencia.br/reportagens/cidades/cid02.htm, 05/11/07.)

  1. a) Por que ocorre a chamada “decadência” dos centros tradicionais das cidades?

  2. b) Quais são as principais estratégias utilizadas nas cidades brasileiras para “revitalizar” as áreas consideradas decadentes?

No dia 26 de dezembro de 2004, logo após o natal, a região indo-asiática, mais particularmente Sumatra, foi assolada por um tsunami que atingiu três continentes e 12 países. Estimou-se o número de 163 mil mortos apenas na ação direta do tsunami e calculou-se que o número total de mortes tenha chegado a 300 mil, contando as vítimas de epidemias, como a cólera, o tifo, etc.

(Adaptado de Paulo Roberto de Moraes, “É possível prever as ondas do horror?”. Mundo em Fúria, ano 1, n. 1, 2005, p. 22-23).

  1. a) Explique os principais mecanismos que atuam na formação de um tsunami.

  2. b) Quando ocorre um tsunami, por que as ondas são quase imperceptíveis em alto mar, enquanto na costa podem atingir até 50 metros de altura?

“A macrorregião Sul é a menor em área entre todas as que conformam o território nacional. Todavia, isso não significa escassa diversidade interna, mesmo em termos históricos, pois um verdadeiro mosaico sociocultural e econômico-espacial tomou forma no interior dos seus limites territoriais”.

(Hoyêdo Nunes Lins, “Transformações econômicas e reflexos espaciais no Brasil Meridional.” In: Maria Flora Gonçalves, Carlos Antônio Brandão e Antonio Carlos Galvão (orgs.). Regiões e cidades, cidades nas regiões: o desafio urbano-regionais. São Paulo: Editora Unesp/Anpur, 2003, p. 500.)

  1. a) O texto aponta a existência de um “mosaico sociocultural e econômico-espacial” na região Sul. A que se deve essa diversidade cultural?

  2. b) A atividade agrícola na Região Sul distribui-se em policulturas e monoculturas comerciais. Caracterize-as.

“De 1998 para cá, o preço do petróleo foi multiplicado por sete. A procura pelo produto, com o vigoroso crescimento mundial, aproximou-se da capacidade de produção (...) Há um surto na procura pela commodity, em contraste com a baixa capacidade de expansão rápida da oferta.”

(Folha de S. Paulo, editorial: Petróleo nas Alturas, 22/10/07, p. A2)

  1. a) O que é uma commodity?

  2. b) Quais as principais razões do aumento da demanda por petróleo em período recente?

Carregando...