UNICAMP 2008 Biologia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Doenças transmitidas por picadas de artrópodes são comuns ainda nos dias de hoje, como é o caso da malária, da dengue e da febre maculosa. Outra doença transmitida por picada de artrópode é a peste bubônica, também conhecida como peste negra, epidemia que causou a morte de parte da população européia na Idade Média. A peste bubônica é provocada por uma bactéria transmitida pela picada da pulga, o hospedeiro intermediário, que se contamina ao se alimentar do sangue de ratos infectados.

  1. a) Aponte, entre as doenças citadas, aquela transmitida de forma semelhante à peste bubônica e explique como ela é transmitida.

  2. b) indique duas características exclusivas dos artrópodes, que os diferenciam dos outros invertebrados.

A síndrome de Down, também chamada trissomia do cromossomo 21, afeta cerca de 0,2 % dos recém- nascidos. A síndrome é causada pela presença de um cromossomo 21 a mais nas células dos afetados, isto é, em vez de dois cromossomos 21, a pessoa tem três. A trissomia do cromossomo 21 é originada durante as anáfases I ou II da meiose.

  1. a) Quando ocorre a meiose? Cite um evento que só ocorre na meiose.

  2. b) Explique os processos que ocorrem na anáfase I e na anáfase II que levam à formação de células com três cromossomos 21.

"Cientistas buscam remédios no mar” é o título de uma reportagem (O Estado de S. Paulo, 02/05/2005, p. A 16) sobre pesquisas que identificaram moléculas com atividade farmacológica presentes em animais marinhos, como esponjas e ascídias, contra agentes patogênicos causadores de tuberculose, leishmaniose e candidíase. Os agentes patogênicos causadores das doenças citadas na reportagem são, respectivamente, bactérias, protozoários e fungos.

  1. a) Dê duas características que permitam diferenciar as bactérias dos protozoários.

  2. b) Os fungos apresentam componentes polissacarídeos estruturais e de reserva, também encontrados em animais. Justifique a afirmação.

Notícias sobre animais marinhos estão sempre em destaque na imprensa, como exemplificam a reportagem citada na questão acima e as notícias listadas abaixo.

I. Uma lula gigante foi capturada em Macaé (RJ) e levada para Niterói. A lula pesa 130 quilos e mede aproximadamente 4 metros

(em www.estadao.com.br/vidae/not_vid71173,0.htm, 26/10/2007.)

II. A presença de uma medusa mortal levou à interrupção das filmagens de um longa-metragem na Austrália.

(em www1.folha.uol.com.br/folha/ilustrada/ult90u69858.shtml, 30/03/2007.)

III. Cientistas do Museu Victoria, na Austrália, divulgaram hoje imagens da menor estrela-do-mar do mundo, que mede menos de $5\ mm$.

(em notícias.terra.com.br/ciencia/interna/0OI2039629-EI8145,00.html, 01/11/2007.)

  1. a) Agrupe os filos aos quais pertencem os animais citados (esponjas, ascídias, lulas, medusas e estrelas-do-mar), de acordo com a presença de tecidos verdadeiros e o número de folhetos germinativos. Caracterize cada grupo formado segundo o critério indicado.

  2. b) A diferenciação dos folhetos germinativos no desenvolvimento embrionário permite a formação de uma cavidade do corpo, o celoma. Que folheto germinativo está diretamente relacionado com a formação do celoma? Dê uma vantagem que a formação do celoma trouxe para os animais.

Um botânico estudou intensivamente a vegetação nativa do nordeste brasileiro e descobriu duas espécies novas (W e Z). A espécie W é uma árvore perenifólia, com pouco mais de 25 m de altura, tronco com casca lisa e folhas com ápice longo e agudo. A espécie Z tem caule achatado e verde (clorofilado), folhas reduzidas a espinhos e altura máxima de 3 m.

  1. a) Com base nessas informações, indique em que tipo de formação vegetal o botânico encontrou cada uma das espécies novas.

  2. b) Indique uma característica ambiental específica de cada uma das formações vegetais onde ocorrem as espécies W e Z.

Carregando...