UNICAMP 2006 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Leia o texto a seguir e responda.

A invasão de terras é quase mais regra do que exceção nas grandes cidades. Se somarmos os moradores de favelas aos moradores de loteamentos ilegais, temos quase metade da população dos municípios do Rio de Janeiro e de São Paulo. Estudo realizado sobre o mercado residencial na cidade de São Paulo mostrou que, nos últimos 15 anos, a oferta de lotes ilegais suplantou a soma de todas as formas de unidades habitacionais oferecidas pelo mercado privado legal.

(Adaptado de MARICATO, Ermínia Brasil, cidades; alternativas para a crise urbana. Petrópolis: Vozes, 2001, p.155.)

  1. A) Por que ocorre expansão urbana baseada em loteamentos ilegais nas cidades brasileiras?

  2. B) Quais os impactos dos loteamentos irregulares sobre as áreas de mananciais?

Estima-se que, somente na região de Ribeirão Preto, existam mais de quinhentas colheitadeiras de cana, sendo que cada uma tem capacidade de colher setecentas toneladas por dia, o que corresponde à substituição de cem homens. Desse modo, o equivalente a cinquenta mil trabalhadores seria o saldo total das demissões provocadas por essas máquinas. Segundo cálculos existentes, para cada cem demissões, são abertas doze vagas para funções especializadas, dentre as quais, aquelas referentes aos condutores dessas máquinas. Essas máquinas operam durante as 24 horas do dia, subvertendo completamente os limites impostos pela natureza ao trabalho na agricultura.

(Adaptado de Maria Aparecida Moraes Silva, “Se eu pudesse, eu quebraria todas as máquinas”, em Ricardo Antunes e Maria Aparecida Moraes Silva (org.), O avesso do trabalho. São Paulo: Expressão Popular, 2004, p.31.)

  1. A) As demissões de que trata a autora apontam o aumento da precarização do trabalho na agricultura moderna brasileira, particularmente na cultura da cana-de-açúcar. Quais as principais consequências da precarização do trabalho na agricultura canavieira?

  2. B) A modernização da agricultura no Brasil foi identificada com a “Revolução Verde”. Quais os principais elementos definidores da chamada “Revolução Verde”?

Recentemente os Estados Unidos da América do Norte sofreram as consequências socioambientais do evento climático conhecido como furacão Katrina.

  1. A) Como e por que se forma um furacão?

  2. B) Por que os furacões ocorrem comumente nas baixas e médias latitudes do globo terrestre?

  3. C) Explique as razões de no hemisfério sul os furacões girarem no sentido horário, enquanto no hemisfério norte esse deslocamento (giro) é no sentido anti-horário.

Três grandes eldorados podem ser reconhecidos contemporaneamente: os fundos oceânicos ainda não regulamentados; a Antártida, partilhada entre as potências; e a Amazônia, única a pertencer, em sua maior parte, a um só Estado nacional.

(Adaptado de Bertha Becker, Amazônia: Geopolítica na virada do III Milênio. Rio de Janeiro: Garamond, 2005, p.35.)

  1. A) Quais os principais recursos associados ao oceano Atlântico?

  2. B) Quais os principais problemas apresentados pela exploração desse oceano?

  3. C) De acordo com a Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar (de 1982, em vigor internacionalmente a partir de 1994), o que é Mar Territorial?

Projeção cartográfica é a transferência de um ponto da superfície terrestre para uma posição correspondente na superfície de um mapa ou correlato.

(Adaptado de MORAES, Paulo Roberto. Geografia: Geral e do Brasil, São Paulo: Harbra, 2003, p. 6.)

  1. A) Indique as principais diferenças entre as projeções cilíndrica, cônica e plana.

  2. B) Caracterize a projeção de Peters e a de Mercator.

Carregando...