UNICAMP 2005 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
"O Instituto Brasileiro de Ação Democrática (IBAD) e o Instituto de Pesquisa e Estudos Sociais (IPES) se destacaram na oposição ao governo de João Goulart (1961-1964) e no combate ao comunismo. Ambos financiavam dezenas de programas semanais de rádio, como o “Cadeia de Democracia”, opondo-se a emissoras de orientação legalista, como a Rádio Mayrink Veiga, fechada após o golpe militar de 1964."
(Adaptado de René A. Dreifuss, 1964: A conquista do Estado. Petrópolis: Vozes, 1981, p. 149 e de Lia Calabre, A era do rádio. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004, p. 50).
a) Por que o rádio era o meio de comunicação mais cobiçado pelos políticos no período apontado no texto?
b) Por que instituições como as mencionadas no texto consideravam João Goulart um presidente comunista?
c) Quais os significados da expressão “orientação legalista”, acima mencionada, no contexto do governo de João Goulart e no contexto do regime militar de 1964?
"A capacidade do rádio de falar simultaneamente a incontáveis milhões, cada um deles sentindo-se abordado como indivíduo, transformava-o numa ferramenta poderosa de informação de massa, de propaganda política e publicidade. Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente Roosevelt tinha um programa de rádio conhecido como ’Conversa ao Pé da Lareira’. Muito daquilo que o rádio iniciou tornou-se parte da vida diária - o comentário esportivo, o noticiário, o programa de entrevistas com celebridades. O rádio trazia o mundo para a sala. Um meio desconhecido ao fim da Primeira Guerra estava, em 1929, presente em 10 milhões de casas nos Estados Unidos, chegando a 27 milhões em 1939."
(Adaptado de Eric Hobsbawm, A Era dos Extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 194-5).
a) Identifique dois usos do rádio mencionados no texto.
b) Caracterize a situação dos Estados Unidos nas décadas de 1930 e 1940 e relacione-a ao crescimento da importância do rádio.
“Se Roma existe, é por seus homens e seus hábitos. Sem nossas instituições antigas, sem nossas tradições venerandas, sem nossos singulares heróis, teria sido impossível aos mais ilustres cidadãos fundar e manter, durante tão longo tempo, a nossa República.”
(Adaptado de Cícero, Da República, em Os Pensadores, v. 5. São Paulo: Abril Cultural, 1983, p. 184).
a) Nomeie e caracterize uma das instituições políticas da República romana (509-31 a.C.).
b) A expansão, ocorrida durante a República, fez com que os romanos tivessem contato com o mundo helenista e incorporassem alguns costumes e tradições. O que foi o helenismo e qual sua importância na Roma republicana?
“A igreja era, com frequência, o único edifício de pedra em toda a redondeza; era a única grande construção em muitas léguas e seu campanário era um ponto de referência. Aos domingos e durante o culto, todos os habitantes podiam encontrar-se ali, e o contraste entre o edifício grandioso, com suas pinturas, talhas e esculturas, e as casas humildes em que as pessoas viviam, era esmagador.”
(Adaptado de E.H. Gombrich, História da Arte. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1993, p. 126).
A) Baseado no texto, indique três características do edifício da igreja na cidade medieval
B) Identifique as formas de divulgação da fé católica durante a Idade Média.
“Uma vez terminada a Reconquista, o ímpeto espanhol encontrou na colonização americana o campo amplo onde aplicar sua energia; e nas cidades regulares do fim da Idade Média, como Granada, estava o esboço da grande tarefa urbanística hispano-americana, que encheu um continente de cidades traçadas com rigor geométrico muito superior ao da metrópole.”
(Adaptado de Fernando Chueca Goitia, Breve História do Urbanismo. Lisboa: Editorial Presença, 1982, p. 99).
A) Segundo o texto, qual foi a grande tarefa urbanística hispano-americana?
B) Explique o que foi a Reconquista.
C) Indique duas edificações que caracterizavam a colonização ibérica no Novo Mundo.
Carregando...