UNICAMP 2005 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Se a Terra emprega vinte e quatro horas para girar em torno de seu eixo, começa a ocidente do centésimo octogésimo meridiano um novo dia, e a oriente temos ainda o dia anterior. Meia noite de sexta-feira, aqui no navio, é meia-noite de quinta-feira na Ilha. Se da América para a Ásia viajas, perdes um dia; se, no sentido contrário viajas, ganhas um dia: eis o motivo por que o [navio] Daphne percorreu o caminho da Ásia, e vós, estúpidos, o caminho da América. Tu és agora um dia mais velho do que eu! Não é engraçado?

(Adaptado de Umberto Eco, A Ilha do Dia Anterior. Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 260).

  1. a) Por que os marinheiros que viajavam da América para a Ásia ficaram um dia mais velhos do que aqueles que viajaram no navio Daphne?

  2. b) Por que no navio Daphne é meia-noite de sexta-feira e na Ilha é meia noite de quinta-feira?

  3. c) Um avião cargueiro decola da cidade de Rio Branco (AC) às 21h00 (horário local) do dia 21 de novembro de 2004, com destino ao aeroporto internacional de Viracopos, Campinas (SP). Sabe-se que o voo terá duração de cinco horas e que a cidade de Rio Branco (AC) está a dois fusos a oeste do fuso da hora oficial do Brasil. Qual será o horário e o dia da aterrissagem do avião no aeroporto internacional de Viracopos?

A população brasileira, segundo o Censo Demográfico 2000, atingiu um total de 169.799.170 pessoas em 1º de agosto de 2000. A série histórica dos censos brasileiros revela o importante crescimento populacional que o País experimentou durante o Século XX, tendo em vista que a população foi multiplicada por quase dez vezes entre os censos de 1900 e 2000.

Contudo, o crescimento relativo vem declinando consistentemente desde a década de 1970, tendo atingido o ritmo mais intenso de crescimento durante a década de 1950, quando a população registrou uma taxa média de incremento anual de cerca de 3,0%. A taxa de crescimento demográfico vem se desacelerando desde então, em função da acentuada redução dos níveis de fecundidade e de seus reflexos sobre os índices de natalidade.

(Adaptado do IBGE, Censo Demográfico do Brasil. Rio de Janeiro: 2000, p. 29).

  1. a) Por que ocorreu amplo crescimento demográfico no Brasil, especialmente entre 1900 e 1970?

  2. b) Por que o crescimento relativo vem declinando consistentemente desde a década de 1970?

O texto abaixo é referente à descrição de uma determinada formação vegetal. Leia-o com atenção e faça o que se pede.

Vegetação localizada na zona intertropical, junto a enseadas, braços de mar e baías calmas, podendo avançar para o interior de estuários até onde a água se mantém salobra. Sujeita diariamente à ação das marés, seu porte varia entre arbustivo até arbóreo nos estuários. O sistema radicular, com raízes respiratórias pneumatóforas e raízes escoras, contribui para a fixação dos sedimentos.

(Adaptado de Helmut Troppmair, Biogeografia e meio ambiente. Rio Claro: Edição do Autor, 4$\ ^{a}$ ed., 1995, p. 109).

  1. A) Qual a formação vegetal descrita no texto acima?

  2. B) Por que o ecossistema dessa formação vegetal é importante para a manutenção da biodiversidade?

  3. C) Quais as ações antrópicas que estão contribuindo para a degradação dessa formação vegetal no território brasileiro?

Com base no texto abaixo, faça o que se pede:

Darfur, no oeste do Sudão, é a bola humanitária da vez. Recebeu a visita de Kofi Annan e Colin Powell, cobertura especial na BBC e CNN, e é ‘vendida’ para o mundo como um genocídio em curso. Não há dúvidas de que se trata de uma calamidade de virar o estômago, mas há de se perguntar por que os 30 mil a 50 mil mortos de Darfur valem mais que os 2 milhões de vítimas no Congo, ou os 300 mil dizimados em Burundi, ou mesmo os 2 milhões de vítimas da guerra civil no sul do Sudão, que se estende desde 1983.

(Adaptado de Eduardo Simantob, sob fogo cruzado. Primeira Leitura. São Paulo: Primeira Leitura Ltda., 2004, p. 77).

  1. A) Analise por que os conflitos de Darfur, no Sudão, despertam o interesse de países como os EUA e Inglaterra.

  2. B) O conflito do Congo é considerado o maior conflito armado do continente. Quais as principais razões desse conflito?

  3. C) A Nigéria, o mais populoso país africano, também é palco de conflitos. Quais as suas principais causas?

Quase três décadas depois do lançamento do maior programa de energia renovável do mundo, o Proálcool, o setor sucroalcooleiro vive nova onda de otimismo e atrai investimentos de peso para o país.

Para completar o cenário otimista, o país obteve semana passada vitória histórica na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios da União Europeia para a produção de açúcar.

(Adaptado de Renée Pereira, “Açúcar e álcool entram em nova era de prosperidade”, O Estado de S. Paulo, 08 de agosto de 2004, p. B7).

  1. A) Compare a atual onda de otimismo do setor sucroalcooleiro com as motivações que levaram à criação do Proálcool na década de 1970. Aponte as semelhanças e as diferenças entre esses dois momentos do setor sucroalcooleiro.

  2. B) Os subsídios praticados pelos países desenvolvidos para sua agricultura acarretam dificuldades para esse setor nos países subdesenvolvidos. Explique essas dificuldades.

Carregando...