UNICAMP 2005 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
Se a Terra emprega vinte e quatro horas para girar em torno de seu eixo, começa a ocidente do centésimo octogésimo meridiano um novo dia, e a oriente temos ainda o dia anterior. Meia noite de sexta-feira, aqui no navio, é meia-noite de quinta-feira na Ilha. Se da América para a Ásia viajas, perdes um dia; se, no sentido contrário viajas, ganhas um dia: eis o motivo por que o [navio] Daphne percorreu o caminho da Ásia, e vós, estúpidos, o caminho da América. Tu és agora um dia mais velho do que eu! Não é engraçado?
(Adaptado de Umberto Eco, A Ilha do Dia Anterior. Rio de Janeiro: Record, 1995, p. 260).
a) Por que os marinheiros que viajavam da América para a Ásia ficaram um dia mais velhos do que aqueles que viajaram no navio Daphne?
b) Por que no navio Daphne é meia-noite de sexta-feira e na Ilha é meia noite de quinta-feira?
c) Um avião cargueiro decola da cidade de Rio Branco (AC) às 21h00 (horário local) do dia 21 de novembro de 2004, com destino ao aeroporto internacional de Viracopos, Campinas (SP). Sabe-se que o voo terá duração de cinco horas e que a cidade de Rio Branco (AC) está a dois fusos a oeste do fuso da hora oficial do Brasil. Qual será o horário e o dia da aterrissagem do avião no aeroporto internacional de Viracopos?
A população brasileira, segundo o Censo Demográfico 2000, atingiu um total de 169.799.170 pessoas em 1º de agosto de 2000. A série histórica dos censos brasileiros revela o importante crescimento populacional que o País experimentou durante o Século XX, tendo em vista que a população foi multiplicada por quase dez vezes entre os censos de 1900 e 2000.
Contudo, o crescimento relativo vem declinando consistentemente desde a década de 1970, tendo atingido o ritmo mais intenso de crescimento durante a década de 1950, quando a população registrou uma taxa média de incremento anual de cerca de 3,0%. A taxa de crescimento demográfico vem se desacelerando desde então, em função da acentuada redução dos níveis de fecundidade e de seus reflexos sobre os índices de natalidade.
(Adaptado do IBGE, Censo Demográfico do Brasil. Rio de Janeiro: 2000, p. 29).
a) Por que ocorreu amplo crescimento demográfico no Brasil, especialmente entre 1900 e 1970?
b) Por que o crescimento relativo vem declinando consistentemente desde a década de 1970?
O texto abaixo é referente à descrição de uma determinada formação vegetal. Leia-o com atenção e faça o que se pede.
Vegetação localizada na zona intertropical, junto a enseadas, braços de mar e baías calmas, podendo avançar para o interior de estuários até onde a água se mantém salobra. Sujeita diariamente à ação das marés, seu porte varia entre arbustivo até arbóreo nos estuários. O sistema radicular, com raízes respiratórias pneumatóforas e raízes escoras, contribui para a fixação dos sedimentos.
(Adaptado de Helmut Troppmair, Biogeografia e meio ambiente. Rio Claro: Edição do Autor, 4$\ ^{a}$ ed., 1995, p. 109).
A) Qual a formação vegetal descrita no texto acima?
B) Por que o ecossistema dessa formação vegetal é importante para a manutenção da biodiversidade?
C) Quais as ações antrópicas que estão contribuindo para a degradação dessa formação vegetal no território brasileiro?
Com base no texto abaixo, faça o que se pede:
Darfur, no oeste do Sudão, é a bola humanitária da vez. Recebeu a visita de Kofi Annan e Colin Powell, cobertura especial na BBC e CNN, e é ‘vendida’ para o mundo como um genocídio em curso. Não há dúvidas de que se trata de uma calamidade de virar o estômago, mas há de se perguntar por que os 30 mil a 50 mil mortos de Darfur valem mais que os 2 milhões de vítimas no Congo, ou os 300 mil dizimados em Burundi, ou mesmo os 2 milhões de vítimas da guerra civil no sul do Sudão, que se estende desde 1983.
(Adaptado de Eduardo Simantob, sob fogo cruzado. Primeira Leitura. São Paulo: Primeira Leitura Ltda., 2004, p. 77).
A) Analise por que os conflitos de Darfur, no Sudão, despertam o interesse de países como os EUA e Inglaterra.
B) O conflito do Congo é considerado o maior conflito armado do continente. Quais as principais razões desse conflito?
C) A Nigéria, o mais populoso país africano, também é palco de conflitos. Quais as suas principais causas?
Quase três décadas depois do lançamento do maior programa de energia renovável do mundo, o Proálcool, o setor sucroalcooleiro vive nova onda de otimismo e atrai investimentos de peso para o país.
Para completar o cenário otimista, o país obteve semana passada vitória histórica na Organização Mundial do Comércio (OMC) contra os subsídios da União Europeia para a produção de açúcar.
(Adaptado de Renée Pereira, “Açúcar e álcool entram em nova era de prosperidade”, O Estado de S. Paulo, 08 de agosto de 2004, p. B7).
A) Compare a atual onda de otimismo do setor sucroalcooleiro com as motivações que levaram à criação do Proálcool na década de 1970. Aponte as semelhanças e as diferenças entre esses dois momentos do setor sucroalcooleiro.
B) Os subsídios praticados pelos países desenvolvidos para sua agricultura acarretam dificuldades para esse setor nos países subdesenvolvidos. Explique essas dificuldades.
Carregando...