UNICAMP 2004 Português - Questões
Abrir Opções Avançadas
Em matéria recentemente publicada no Caderno Sinapse da Folha de S. Paulo, é apresentada uma definição de media training: ensinar profissionais a lidarem com a imprensa e se saírem bem nas entrevistas. Na parte final da reportagem, o jornalista faz a seguinte ressalva:
O “media training” não se restringe a corporações. A Universidade X distribui para seus profissionais uma cartilha com dicas para que professores e médicos possam ter um bom relacionamento com a imprensa. Ironicamente intitulado de “Corra que a Imprensa vem aí”, o manual aponta gafes cometidas e dá dicas sobre a melhor forma de atender um repórter.
(Adaptado de Vinícius Queiroz Galvão, Treinamento antigafe, Caderno Sinapse, 30/09/2003, p. 32).
a) No trecho acima, as aspas são utilizadas em dois momentos diferentes. Transcreva as passagens entre aspas e explique seu uso em cada uma delas.
b) Podemos relacionar o título da cartilha com o título em português da conhecida comédia norte-americana “Corra que a polícia vem aí”, que trata de um inspetor de polícia atrapalhado. Explicite os sentidos da palavra ‘correr’ nos títulos do filme e do manual.
Em sua coluna na Folha Ilustrada, Mônica Bergamo comenta sobre o curta-metragem previsto para ser lançado em novembro de 2003 - “Um Café com o Miécio”. Transcrevemos parte da coluna a seguir:
(...) Quando ouvia a trilha sonora do curta “Um Café com o Miécio”, que Carlos Adriano finaliza sobre o caricaturista, colecionador de discos e estudioso Miécio Café (1920-2003), Caetano Veloso se encantou por uma música específica. Era a desconhecida marchinha “A Voz do Povo”, de Malfitano e Frazão, que Orlando Silva gravou em 1940, cuja letra diz “que raiva danada que eu tenho do povo, que não me deixa ser original”. “É um manifesto, como sua obra”, disse o músico baiano ao cineasta paulistano.
(Adaptado de Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo, 11/10/2003, p. E2).
a) Explique o título do curta-metragem.
b) Identifique pelo menos duas possibilidades de leitura de “sua obra” e justifique cada uma delas.
c) As três ocorrências da partícula “que” destacadas em negrito estabelecem relações de natureza linguística diversa. Explicite-as.
d) Os dois trechos sublinhados retomam elementos anteriormente apresentados no texto de maneira diferente dos recursos analisados nos itens b e c. Como funciona esse processo de retomada?
Em setembro de 2003, uma universidade brasileira veiculou um convite-propaganda para a palestra “Desenvolvimento da saúde e seus principais problemas”, que seria proferida por José Serra, ex-ministro da saúde. Do convite-propaganda fazia parte uma foto de José Serra sobre a qual foi colocada uma tarja branca com o seguinte enunciado:
A “Universidade X” ADVERTE:
ESSA PALESTRA
FAZ BEM À SAÚDE
a) Esse enunciado faz alusão a um outro. Qual?
b) Compare os dois enunciados.
c) O convite-propaganda situa a “Universidade X” em um lugar de autoridade. Explique como isso acontece.
Em 28/11/2003, quando muito se noticiava sobre a reforma ministerial, a Folha de S. Paulo publicou uma matéria intitulada “Lula sugere que Walfrido e Agnelo ficam.”. Considerando as relações entre as palavras que compõem o título da matéria, justifique o uso do verbo “ficar” no presente do indicativo.
Por ocasião da comemoração do dia dos professores, no mês de outubro de 2003, foi veiculada a seguinte propaganda, assinada por uma grande corporação de ensino:
Parabéns [Pl. de parabém] S. m. pl. 1. Felicitações, congratulações. 2. Oxítona terminada em ens, sempre acentuada. Acentuam-se também as terminadas em a, as, e, es, o, os, e em.
Para a homenagem ao Dia do Professor ser completa, a gente precisava ensinar alguma coisa.
A) Observe os itens 1 e 2 do verbete Parabéns no interior do quadro. Há diferenças entre eles. Aponte-as.
B) Levando em conta o enunciado que está abaixo do quadro, a quem se dirige essa propaganda?
C) Diferentes imagens da educação escolar sustentam essa propaganda. Indique pelo menos duas dessas imagens.
Carregando...