UNICAMP 2004 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Nas últimas décadas, a proliferação de enclaves fortificados vem criando um novo modelo de segregação espacial e transformando a qualidade da vida pública em muitas cidades ao redor do mundo. Enclaves fortificados são espaços privatizados, fechados e monitorados para residência, consumo, lazer ou trabalho.

(CALDEIRA, Teresa Pires do Rio. Enclaves fortificados: a nova segregação urbana, Novos Estudos. São Paulo: CEBRAP, março de 1997, p. 155).

  1. a) O que tem causado a disseminação dos chamados enclaves fortificados?

  2. b) Aponte duas consequências nas relações sociais com a disseminação dos enclaves fortificados.

  3. c) Cite duas modificações na paisagem urbana que vêm ocorrendo com a disseminação dos enclaves fortificados.

Os processos dominantes de contrarreforma agrária no continente latino-americano foram responsáveis por uma dinâmica progressiva de concentração da riqueza e, especificamente, da terra. Processos de desagregação social provenientes da excessiva acumulação de miséria resultaram na exclusão de contingentes consideráveis, tornando ‘exilados internos’ cidadãos sem oportunidades de integração produtiva no mercado de trabalho formal. Grande parte deles são provenientes de uma expulsão estrutural do campo, cada vez mais fechado ao acesso à terra ou a políticas de reprodução da agricultura, sobretudo alimentar, o que circularmente atinge o abastecimento do mercado interno nacional de consumo basicamente popular.

(Adaptado de Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotráfico na América Latina e a questão camponesa, em Ana Maria Motta Ribeiro e Jorge Atílio Silva Iulianelli (orgs.), Narcotráfico e Violência no Campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p. 23).

  1. A) Explique como a intensificação da concentração de terras se colocou como obstáculo à agricultura camponesa na América Latina.

  2. B) Dificuldades de manutenção das famílias camponesas no campo têm reforçado o estabelecimento da prática de cultivo de plantas narcóticas como um agronegócio (narcoagronegócio). Por que o narcoagronegócio tornou-se uma atividade alternativa para os camponeses da América Latina?

  3. C) Cite dois países da América do Sul onde o cultivo da coca (Erythroxylum coca) é tradicional entre os camponeses.

Apesar de importantes diferenciações, o crescimento das atividades de turismo, recreação e lazer nas últimas décadas tem sido muito intenso em todo o mundo, com indicadores de que esse dinamismo irá continuar e se acentuar ainda mais nos próximos anos. Cada vez mais existe uma relação direta entre o turismo, recreação e lazer e outros setores econômico-sociais, como a agropecuária, a indústria e os serviços em escalas diferenciadas.

(Adaptado de Adyr Balastreri Rodrigues, Apresentação, em Adyr Balastreri Rodrigues, Turismo, Modernidade, Globalização. 2 ed., São Paulo: HUCITEC, 2000, p. 163).

  1. A) Quais as principais razões que explicam um crescente contingente de turistas no mundo?

  2. B) O fenômeno do turismo influencia os lugares, às vezes, com pequenas transformações, outras vezes, redefine sua dinâmica de maneira intensa e irreversível. Aponte duas modificações espaciais produzidas pelo turismo urbano.

  3. C) Indique três atividades do setor terciário que se ampliam com a dinamização do turismo urbano.

Nas recentes políticas de transportes traçadas pelo Governo Federal é prioridade a exploração do transporte hidroviário, uma vez que o país possui cerca de 42.000 quilômetros de vias navegáveis.

  1. A) Cite duas hidrovias dentre as que vêm sendo priorizadas pelo Governo Federal.

  2. B) Por que o transporte hidroviário passou a ser valorizado recentemente no Brasil?

  3. C) Aponte uma facilidade e uma dificuldade de caráter físico-natural ou econômico para a implantação de hidrovias no Brasil.

O Mar de Aral, nutrido pelas águas do Amu Darya e Syr Darya, apresenta hoje uma situação dramática. Foi o quarto maior corpo de água interno do mundo, mas começou a secar nos anos 60, quando a então União Soviética decidiu alterar sua posição de importadora de algodão para autossuficiente e exportadora desse produto.

(Adaptado de Ulisses Capozoli, Universidade Livre da Mata Atlântica, www.wwiuma.org.br).

  1. A) De que forma a prática da agricultura comprometeu a disponibilidade de água no mar de Aral?

  2. B) Cite três causas que interferem na potabilidade das águas superficiais.

  3. C) Aponte três impactos ambientais provocados pela atividade agrícola em áreas com baixo potencial hídrico.

Carregando...