UNICAMP 2004 Biologia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Parques Zoológicos são comuns nas grandes cidades e atraem muitos visitantes. O da cidade de São Paulo é o maior do estado e está localizado em uma área de Mata Atlântica original que abriga animais nativos silvestres vivendo livremente. Existem ainda 444 espécies de animais, entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e invertebrados, nativos e exóticos (de outras regiões), confinados em recintos semelhantes ao seu habitat natural. Entre os animais livres presentes na mata do Parque Zoológico podem ser citados mamíferos como o bugio (primata) e o gambá (marsupial), aves como o tucano-de-bico-verde e, entre os répteis, o teiú.

(Adaptado de www.zoologico.sp.gov.br).

  1. A) Como podem ser diferenciados os marsupiais entre os mamíferos?

  2. B) As aves apresentam características em comum com os répteis, dos quais os zoólogos acreditam que elas tenham se originado. Mencione duas dessas características.

  3. C) Entre os animais exóticos desse zoológico estão zebras, girafas, leões e antílopes. Que ambiente deve ter sido criado no zoológico para ser semelhante ao habitat natural desses animais? Dê duas características desse ambiente.

A cidade ideal seria aquela em que cada habitante pudesse dispor, pelo menos, de $12\ m^2$ de área verde (dados da OMS). Curitiba supera essa meta com cerca de $55\ m^2$ por habitante. A política ambiental da prefeitura dessa cidade prioriza a construção de parques, bosques e praças que, além de proporcionar áreas de lazer, desempenham funções como amenizar o clima, melhorar a qualidade do ar e equilibrar o ciclo hídrico, minimizando a ocorrência de enchentes.

  1. A) Explique como as plantas das áreas verdes participam do ciclo hídrico, indicando as estruturas vegetais envolvidas nesse processo e as funções por elas exercidas.

  2. B) Qual seria o destino da água da chuva não utilizada pelas plantas no ciclo hídrico?

Os grupos sanguíneos humanos podem ser classificados em 4 tipos: $A$, $AB$, $B$ e $O$, pelo sistema $ABO$ e, de acordo com o sistema $Rh$, como $Rh^+$ e $Rh^-$.

  1. a) Explique como o sangue de uma pessoa pode ser identificado em relação aos sistemas $ABO$ e $Rh$.

  2. b) Explique por que uma pessoa com sangue tipo $O$ é doadora universal mas só pode receber sangue do tipo $O$, enquanto uma pessoa com sangue $AB$ é receptora universal mas não pode doar para os outros tipos.

O impressionante exército de argila de Xian, na China, enfrenta finalmente um inimigo. O oponente é um batalhão composto por mais de quarenta tipos de fungos, que ameaça a integridade dos 6000 guerreiros e cavalos moldados em tamanho natural. Os fungos que agora os atacam se alimentam da umidade provocada pela respiração das milhares de pessoas que visitam a atração a cada ano.

(Adaptado de Veja, 27/09/2000).

  1. A) Ao contrário do que está escrito no texto, a umidade não é suficiente para alimentar os fungos. Explique como os indivíduos do Reino Fungi se alimentam.

  2. B) Os fungos são encontrados em qualquer ambiente. Como se explica essa grande capacidade de disseminação?

O calor e a seca do verão de 2003 na França fizeram mais uma vítima fatal: morreu o carvalho que havia sido plantado em 1681, árvore preferida de Maria Antonieta, rainha decapitada na Revolução Francesa. Provavelmente a árvore será cortada mantendo-se apenas a base do seu tronco de 5,5m de circunferência, o que atesta sua longa vida de 322 anos.

(Adaptado de Reali Júnior, O carvalho de Maria Antonieta em Versalhes morreu. De calor, O Estado de S. Paulo, 28 /08/2003).

  1. A) Se não houvesse registros da data do seu plantio, a idade da árvore poderia ser estimada através do número de anéis de crescimento presentes no seu tronco. Como são formados esses anéis? Quais os fatores que podem influenciar na sua formação?

  2. B) Seria possível utilizar essa análise em monocotiledôneas? Explique.

Carregando...