UNICAMP 2003 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
“Foi tão grande o impacto da publicação e divulgação de A origem das espécies, de Charles Darwin, em 1859, que sua teoria passou a constituir uma espécie de paradigma de época, diluindo antigas disputas."
(Texto adaptado de Lilia M. Schwarcz, O espetáculo das raças. São Paulo, Cia. das Letras, 1993, p. 54.).
a) Qual a tese central da teoria de Charles Darwin?
b) Por que esta teoria significou uma ruptura com as ideias religiosas dominantes na época?
c) No final do século XIX, quais aspectos da política de imigração para o Brasil estavam relacionados às teses darwinistas?
“O grande teórico do absolutismo monárquico, o bispo Jacques Bossuet, afirmou: ‘Todo poder vem de Deus. Os governantes, pois, agem como ministros de Deus e seus representantes na terra. Resulta de tudo isso que a pessoa do rei é sagrada e que atacá-lo é sacrilégio. O poder real é absoluto. O príncipe não precisa dar contas de seus atos a ninguém’”.
(“Citado em Coletânea de Documentos Históricos para o 1$\ ^{o}$. grau. São Paulo, SE/CENP, 1978, p. 79.).
a) Aponte duas características do absolutismo monárquico.
b) Em que período o regime político descrito no texto esteve em vigor?
c) Cite duas características dos governos democráticos atuais que sejam diferentes das mencionadas no texto.
“A relutância dos aliados da Liga de Delos em pagar tributos aumentou quando Atenas decidiu dedicar o enorme excedente acumulado por quase trinta anos para reconstruir os templos e monumentos da Acrópole ateniense, destruídos pelos persas em 480 e 479 a .C..”
(Adaptado de Peter Jones (org.), O Mundo de Atenas: uma introdução à cultura clássica ateniense. São Paulo, Martins Fontes, 1997, p. 241.)
A) O que foi a Liga de Delos e quais seus objetivos iniciais?
B) Quais os mecanismos que asseguravam a hegemonia ateniense sobre seus aliados neste período?
C) Qual a importância da Acrópole na Atenas clássica?
“Esta longa Idade Média é o contrário do hiato visto pelos humanistas do Renascimento e, salvo raras exceções, pelos homens das Luzes. É o momento da criação da sociedade moderna, do essencial das nossas estruturas sociais e mentais; momento em que se criou a cidade, a universidade, o moinho, a máquina, a hora e o relógio, o livro , o garfo, o vestuário, a pessoa, a consciência.”
(Adaptado de Jacques Le Goff, “Prefácio”, Para um novo conceito de Idade Média : Tempo, Trabalho e Cultura no Ocidente. Lisboa, Editorial Estampa, 1979, p. 12.)
A) A que conceito de Idade Média o texto está se contrapondo?
B) Qual o período histórico valorizado pelos humanistas do Renascimento? Por quê?
C) Caracterize a atividade que impulsionou o desenvolvimento das cidades medievais.
“Na América do Sul, o que impressiona é a diferença essencial que existe entre a colonização espanhola e a portuguesa. Desde o início, a Coroa de Castela encoraja a imigração de mulheres que, com suas criadas, contribuem para a expansão da civilização espanhola na América. As leis de sucessão dão-lhes direito à herança, o que aumenta sua autoridade quando são filhas únicas. Os casamentos inter-raciais são raros e a preocupação com a “limpeza de sangue” é fundamental, inclusive para o acesso aos mais altos cargos.”
(Adaptado de Marc Ferro, História das Colonizações : das conquistas às independências — séculos XVIII a XX. São Paulo, Cia. das Letras, 1996, p. 135.)
A) De acordo com o texto, qual o papel da mulher na colonização espanhola?
B) O que foi a política de “limpeza de sangue”?
C) Por que os criollos foram importantes no processo de Independência?
Carregando...