UNICAMP 2000 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

No ano de 73 a. C., um grande número de escravos e camponeses pobres se rebelaram contra as autoridades romanas no sul da Itália. Os escravos buscavam retornar às suas pátrias. Depois de resistirem aos exércitos romanos durante dois anos, a maioria foi massacrada.

(Traduzido e adaptado de P. Brunt, Social Conflicts in the Roman Republic)

  1. A) Compare a escravidão na Roma Antiga e na América Colonial, identificando suas diferenças.

  2. B) Quais foram as formas de resistência escrava nesses dois períodos?

“Em 15 de julho do ano de 1099, os cruzados tomaram Jerusalém. Eles massacraram homens, mulheres e crianças, assaltaram casas e saquearam as mesquitas. O saque foi o ponto de partida de uma hostilidade milenar entre o Islão e o Ocidente.”

(Adaptado de A. Maalouf, As cruzadas vistas pelos árabes)

  1. A) Qual o significado da retomada de Jerusalém para a cristandade européia?

  2. B) Caracterize dois conflitos na história contemporânea que revivem essa hostilidade entre cristãos e muçulmanos.

“Podemos dizer que a ideia de globalização é mais antiga do que imaginamos. Alguns acreditam que sua origem remonta a uma Bula Papal, de 1493, que pela primeira vez empregou a palavra descobrimento. Por este documento, a Europa adquiria o direito de converter à sua religião os povos do mundo e se apropriar das terras por ela descobertas. Evidentemente, trata-se de uma ideia unilateral e unidimensional de globalização: foram desconsideradas, quando não aniquiladas, as diferenças culturais e sociais.”

(Adaptado de Eduardo Subirats, O mundo, todo e uno)

  1. A) Quais os países europeus que desencadearam essa globalização?

  2. B) Por que o autor considera unilateral essa globalização?

  3. C) De acordo com o enunciado, qual o significado de descobrimento para os europeus? Por que, hoje, eles são contestados?

No Brasil colonial, além da produção açucareira escravista, o historiador Caio Prado Júnior (em Formação do Brasil contemporâneo) enumera outras atividades econômicas importantes como, por exemplo, a mineração do século XVIII, que era também uma atividade voltada para o comércio externo.

  1. A) Caracterize a mineração no século XVIII em termos de região geográfica, organização do trabalho e desenvolvimento urbano.

  2. B) Cite e caracterize duas outras atividades econômicas do Brasil colonial que não eram voltadas para o comércio externo.

Leia os trechos abaixo:

1. O português entrou em contato íntimo e frequente com a população de cor. Mais do que nenhum povo da Europa, cedia com docilidade ao prestígio comunicativo dos costumes, da linguagem e das seitas dos indígenas e negros. Americanizava-se ou africanizava-se, conforme fosse preciso.

(Adaptado de Sérgio Buarque de Holanda, Raízes do Brasil)

2. Simetria: (do grego symmetria, ‘justa proporção’) S. m. 1. Correspondência em grandeza, forma e posição relativa de partes situadas em lados opostos (...)

(Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, 1986)

  1. a) Cite elementos culinários, linguísticos e musicais da cultura brasileira que revelem a adoção de costumes negros e indígenas por parte do branco europeu.

  2. b) Você concordaria com a afirmação de que houve uma relação de simetria entre a cultura branca e a dos negros e índios durante o período colonial? Sim ou não? Justifique.

Carregando...