UNICAMP 2000 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
“O meio geográfico em via de constituição (ou de reconstituição) tem uma substância científico-tecnológico-informacional. Não é um meio natural, nem meio técnico. A ciência, a tecnologia e a informação estão na base mesma de todas as formas de utilização e funcionamento do espaço, da mesma forma que participam da criação de novos processos vitais e da produção de novas espécies (animais e vegetais). (...) Atualmente, apesar de uma difusão mais rápida e mais extensa do que nas épocas precedentes, as novas variáveis não se distribuem de maneira uniforme na escala do planeta. A geografia assim recriada é, ainda, desigualitária.”
(SANTOS, Milton. Técnica, espaço e tempo, p. 51, grifo nosso)
A) Considerando que a ciência, a tecnologia e a informação estão na base do funcionamento do espaço, cite dois países que podem ser considerados centros hegemônicos da economia mundial. Justifique suas escolhas.
B) Como a África subsaariana se situa em relação ao espaço geográfico mundializado? Qual a razão dessa situação?
Estima-se que 1,5 milhão de pessoas vivem hoje às margens das represas Billings e Guarapiranga, áreas de mananciais responsáveis pelo abastecimento de água da Grande São Paulo, situação que ocorre de maneira semelhante em outros grandes centros urbanos do país. Embora haja atualmente uma legislação que permite a ocupação orientada dessas áreas, o fato é que ela continua ocorrendo à revelia do poder público.
A) Do ponto de vista social, quais têm sido as justificativas utilizadas pelos moradores para a ocupação dessas áreas?
B) Cite dois problemas relacionados ao meio ambiente provocados por esse tipo de ocupação.
C) Por que as políticas públicas para planejar a ocupação dessas áreas foram insuficientes ou nem mesmo chegaram a ser aplicadas?
Octávio Ianni, em seu livro A sociedade global, assim se refere a certos tipos de organizações internacionais: Essas organizações e agências internacionais dedicadas a sanear, orientar e dinamizar as economias nacionais e a economia internacional, nascem da crescente convicção de que os sistemas econômicos nacionais e internacionais não são autorreguláveis.
A) Dê dois exemplos dessas organizações.
B) Explique como elas interferem nas políticas econômicas e sociais do Brasil.
Data do século passado a entrada de norte-americanos no Brasil. Eram principalmente confederados fugidos da Guerra de Secessão dos E.U.A. Entretanto, nada ficou entre nós desse contato, com exceção da fundação da cidade de Americana, no Estado de São Paulo, e da instituição de ensino Mackenzie, na cidade de São Paulo. (...) Apesar de poucos imigrantes norte- americanos no Brasil, se comparados com outros povos, a influência dos E.U.A. na vida brasileira tornou-se marcante através do tempo.
(Melhem Adas, Panorama Geográfico do Brasil)
A) Cite dois exemplos da influência cultural que os EUA exercem na sociedade brasileira.
B) Por que a influência norte-americana no mundo assumiu proporções tão grandes após a Segunda Guerra Mundial?
A Venezuela tem sido presença constante na imprensa nos últimos meses. O governo Hugo Chávez, eleito por uma frente de coalisão de esquerda, tem encontrado grandes dificuldades para executar o seu programa de governo baseado, segundo ele, nos ideais de Simon Bolívar. Chávez é crítico ao chamado neoliberalismo selvagem que vê disseminado por toda a América Latina, numa guinada anti-EUA e pró América Latina, sendo que o Brasil é prioridade na diplomacia venezuelana.
A) Quais seriam as possíveis consequências econômicas para a Venezuela se fosse efetivado um rompimento com os EUA? Justifique sua resposta.
B) Por que o Brasil é prioridade na diplomacia venezuelana?
Carregando...