UNICAMP 1995 - Questões
Abrir Opções Avançadas
Para transformar graus Fahrenheit em graus centígrados, é usada a fórmula:
$$C = \dfrac{5}{9} \cdot (F-32)$$
Onde $F$ é o número de graus Fahrenheit, e $C$ é o número de graus centígrados.
a) Transforme $35$ graus centígrados em graus Fahrenheit.
b) Qual é a temperatura (em graus centígrados) em que o número de graus Fahrenheit é o dobro do número de graus centígrados?
Ao serem retirados $128$ litros de água de uma caixa d’água de forma cúbica, o nível da água baixa $20$ centímetros.
a) Calcule o comprimento das arestas da referida caixa.
b) Calcule a sua capacidade em litros ($1$ litro equivale a $1$ decímetro cúbico).
Há uma certa polêmica a respeito da contribuição do íon fosfato, consumido em excesso, para o desenvolvimento da doença chamada osteoporose. Esta doença se caracteriza por uma diminuição da absorção de cálcio pelo organismo, com consequente fragilização dos ossos. Sabe-se que alguns refrigerantes contêm quantidades apreciáveis de ácido fosfórico, $H_3 PO_4$, e dos ânions $H_2 PO_{4}^{-}, \ HPO_{4}^{2-}$ e $PO_{4}^{3-}$, originários de sua dissociação (ionização). A diminuição da absorção do cálcio pelo organismo dever-se-ia à formação do composto fosfato de cálcio, que é pouco solúvel.
a) Sabe-se que $H_2 PO_4^-$ e $HPO_{4}^{2-}$ são ácidos fracos, que o pH do estômago é aproximadamente $1$ e que o do intestino é superior a $8$. Nestas condições, em que parte do aparelho digestivo ocorre a precipitação do fosfato de cálcio? Justifique.
b) Escreva a equação química da reação entre os cátions cálcio e os ânions fosfato.
Um estudante do primeiro ano do curso de Química da UNICAMP, após uma aula sobre tamanho relativo de cátions e ânions e sobre fórmulas químicas, foi almoçar no restaurante universitário. Para mostrar aos colegas o que havia aprendido, resolveu fazer uma analogia com a mistura de arroz e feijão contida no seu prato. Primeiro estimou o número de grãos de arroz e de feijão, tendo encontrado uma proporção: dois de feijão para sete de arroz. Depois, considerando o tamanho relativo dos grãos de arroz e de feijão e fazendo analogia com o tamanho relativo dos cátions e ânions, escreveu a “fórmula química” do “composto feijão com arroz”, representando o feijão por $F$ e o arroz por $A$.
a) Qual a “fórmula química” escrita pelo estudante?
b) Se no total houvesse $60$ feijões no prato, quantos mols de arroz havia no prato?
c) Quantos mols do “composto feijão com arroz” havia no prato?
DADO: considerar a constante de Avogadro como $6,0 \times 10^{23} \ \text{mol}^{-1}$.
O Tratado de Assunção prevê que em 31 de dezembro de 1994 cairão as fronteiras econômicas entre Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.
a) O que significa, na prática, o fato de não mais existirem fronteiras econômicas entre esses países?
b) Explique a união dos países do cone sul no contexto político-econômico internacional, a partir do final da década de 1980.
Carregando...