UNICAMP 1992 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
A discriminação racial é um fenômeno mundial. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), havia um país em que, até 1989, o racismo estava inscrito na Constituição. Isso tornava os negros, cerca de 73% da população desse país, estrangeiros em sua terra natal.
a) Identifique esse país e descreva a política por ele adotada em relação aos negros.
b) Descreva o contexto histórico no qual essa política foi elaborada, a partir do final do século XIX.
"A Independência do Brasil, proclamada por Pedro I, foi, para Portugal, um fato gravíssimo porque destruía os alicerces da economia nacional. Ou voltava o Brasil a ser colônia, alimentando a metrópole com suas riquezas, ou tinha-se de organizar a metrópole para a sua autossuficiência."
O texto acima, do historiador português Antônio Sérgio, trata do aspecto econômico da independência brasileira, que representou, para a metrópole, o fim definitivo do Pacto Colonial.
a) Quais eram as bases do Pacto Colonial?
b) Por que, segundo o texto citado, a Independência do Brasil foi um "fato gravíssimo" para a economia portuguesa?
"Os jovens eram educados para serem fortes para a guerra. No Campo de Marte, perto de Roma, aprendiam a manejar a espada, a lançar o disco e as lanças, a correr, saltar, nadar e cavalgar. Aprendiam a obedecer para depois saberem mandar."
(Bruna R. Cantele, História Dinâmica Antiga e Medieval)
Com base no texto acima, responda:
a) Qual era a função da educação romana?
b) Qual foi a sua importância na expansão do império?
"Lá vai São Francisco
pelo caminho
de pé descalço
tão pobrezinho"
(Vinícius de Morais, A arca de Noé)
Durante os séculos XII e XIII, posturas como a de Francisco de Assis se opunham às práticas da Igreja Católica. Como se explica essa oposição e em que se baseava a proposta franciscana?
Segundo Calvino, o homem já nasce predestinado à salvação ou condenação eternas, e um dos sinais da salvação é a riqueza acumulada através do trabalho.
Estabeleça a relação entre a expansão da doutrina calvinista e o fortalecimento do capitalismo no século XVI.
Carregando...