UNESP 2011 Geografia - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Capitalização financeira das 500 principais empresas multinacionais, 2008

(Marie-Françoise Durand et al. Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo, 2009. Adaptado.)

A partir da observação da distribuição das multinacionais no espaço terrestre, pode-se afirmar que


Cândido Portinari conseguiu retratar em suas obras o dia a dia do brasileiro comum, procurando denunciar os problemas sociais do nosso país. No quadro Os retirantes, produzido em 1944, Portinari expõe o sofrimento dos migrantes, representados por pessoas magérrimas e com expressões que transmitem sentimentos de fome e miséria.

Sobre o tema desta obra, afirma-se:

  1. I) Essa migração foi provocada pelo baixo índice de mortalidade infantil do Nordeste, associado à boa distribuição de renda na região.

  2. II) Contribuíram para essa migração os problemas de cunho social da região Sul, com altas taxas de mortalidade infantil.

  3. III) Os retirantes fugiram dos problemas provocados pela seca, pela desnutrição e pelos altos índices de mortalidade infantil no Nordeste.

  4. IV) Contribuíram para essa migração a desigualdade social, no Nordeste.

É correto apenas o que se afirma em


Analise o mapa dos fusos horários.

(Maria E. M. Simielli. Geoatlas, 2009. Adaptado.)

Você embarcou em Brasília no dia 18 às 22h00 locais. A rota a ser seguida passa sobre o continente Africano, o que estabelece 23 horas de viagem.

Que dia e horário você chegará em Melbourne, Austrália?


O declínio do mar de Aral

(Robin Clarke e Jannet King. O Atlas da Agua, 2005. Adaptado.)

Desde 1957 o mar de Aral, localizado entre o Cazaquistão e o Uzbequistão, teve uma redução de 50% de área e de mais 66% de volume, em boa parte por causa do desvio dos rios Amu Darya e Syr Darya para prover


Analise a charge e o texto a seguir.

As teses dos neoconservadores voltaram a aparecer em plena luz do dia com o regresso dos republicanos à Casa Branca, em 2000, depois de uma controvertida vitória eleitoral de George W. Bush (o filho). Sob a influência de neoconservadores como o vice-presidente Dick Cheney, o novo presidente se recusou a assinar o Protocolo de Kyoto de defesa do meio ambiente e rompeu vários tratados internacionais.

(Igor Fuser. Geopolítica - o mundo em conflito, 2006. Adaptado.)

Sobre o período que se segue aos acontecimentos da charge e do texto, faz-se as seguintes afirmações.

  1. I. Ao contrário dos defensores da redução dos gastos militares após o fim da Guerra Fria, a linha-dura americana propunha a ampliação do aparato militar e do recurso à guerra como principais instrumentos de política externa do governo Bush.

  2. II. O inimigo imediato já estava escolhido: a Arábia Saudita, um país riquíssimo em petróleo. Os EUA acreditavam ter ainda contas a ajustar com o ditador Saddam Hussein, cujo regime havia sobrevivido à derrota na Guerra do Golfo de 1991.

  3. III. A decisão de invadir a Turquia foi tomada quando ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001. Os cidadãos norte-americanos nunca tinham testemunhado um ataque tão devastador em seu próprio território.

  4. IV. A resposta do governo Bush, aos atentados de 11 de setembro de 2001, veio rápida, com um ataque militar fulminante ao Afeganistão. Aproveitando-se da solidariedade internacional aos EUA após os atentados, declara "Guerra ao Terror" e ao “Eixo do Mal", constituído por Iraque, Coreia do Norte e Irã.

É correto apenas o que se afirma em


Carregando...