UNESP 2007 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
Após a expulsão dos judeus da Espanha, a partir de 1492, o mundo árabe acolheu boa parte deles. Se lhes deu - como aos cristãos - o estatuto de dhimmi, inferior ao dos muçulmanos, era claramente mais favorável que o de seus correligionários na Europa, ele os preservou das perseguições recorrentes que os outros sofreram na Europa. E Auschwitz, como se sabe, não é um nome árabe.
(http://diplo.uol.com.br/2004-05,a915)
O texto faz referência a dois episódios relacionados a perseguições aos judeus. Identifique e explique esses momentos.
A razão que me consta por que ides àquele país,
É o desejo de povoar essa terra longínqua e fazer uma nova plantação,
Onde tereis boa terra em abundância para plantar e cultivar, A qual ninguém vos tirará nunca, enquanto assim o quiserdes.
(Balada inglesa do século XVII. Apud S. E. Morrison e H. S. Commager, História dos Estados Unidos da América.)
A partir das informações da canção, explique a singularidade da estrutura da colonização inglesa na América do Norte no século XVII.
Leia a mensagem, recebida por um industrial inglês no início do século XIX.
Acabou de ser dada a informação de que você é dono daquelas abomináveis [máquinas], e que fui solicitado pelos meus Homens para lhe escrever e fazer-lhe uma Advertência clara para demoli-las (...) Fique Avisado que, se não forem retiradas até o final da próxima semana, destacarei um dos meus Tenentes com pelos menos 300 Homens para destruí- las e fique ainda Avisado que, se você nos der Trabalho de irmos até as Cinzas e, se você tiver o Atrevimento de disparar em algum dos meus Homens, eles têm ordens de matá-lo & incendiar todos os seus Alojamentos; tenha a Bondade de informar aos seus Vizinhos que o mesmo destino os espera se suas Armações não forem rapidamente retiradas.
(apud E. P. Thompson, A formação da classe operária inglesa. Adaptado.)
Identifique e analise o tipo de ação operária que o documento faz referência.
A Rússia, madura para a revolução social, cansada de guerra e à beira da derrota, foi o primeiro dos regimes da Europa Central e Oriental a ruir sob as pressões e tensões da Primeira Guerra Mundial (...) tão pronta estava a Rússia para a revolução social que as massas de Petrogrado imediatamente trataram a queda do czarismo como uma proclamação de liberdade, igualdade e democracia direta universais. O feito extraordinário de Lenin foi transformar essa incontrolável onda anárquica popular em poder bolchevique.
(E. J. Hobsbawm, Era dos extremos.)
A partir do texto, explique as condições estruturais que permitem ao autor considerar a Rússia madura para a revolução social.
(...) antes de 1961, as Forças Armadas não eram abertamente atingidas no seu prestígio, (...) A partir, porém, da queda da índia [portuguesa], e sobretudo à medida que as guerras em África se iam prolongando, as Forças Armadas descobriam, não sem espanto por parte de muitos militares, que pela primeira vez viam claro o seu divórcio real da Nação. As Forças Armadas são então humilhadas, desprestigiadas, apresentadas ao país como responsáveis máximos do desastre.
(Texto clandestino intitulado O movimento das Forças Armadas e a nação, apud Carlos Serrado e Kabengele Munanga, A revolta dos colonizados.)
A partir do texto, relacione as guerras coloniais na África portuguesa e a Revolução dos Cravos, que derrubou a ditadura salazarista em 25 de abril de 1974.
Carregando...