UNESP 2004 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
Basicamente, a estrutura da sociedade feudal era formada por uma aristocracia proprietária de terras (composta pelo alto clero e pela nobreza) e por uma massa de camponeses que podiam ser servos (ou servos da gleba, presos a terra) ou vilões livres, porém não proprietários. Os camponeses eram dependentes do senhor que detinha o poder de proteger, de julgar, de punir e de arrecadar impostos. Estavam submetidos a uma série de encargos e sujeições, como as corveias e as banalidades, o direito de consórcio e a impossibilidade de abandonar o domínio de seu senhor sem autorização. Sobre a sociedade feudal, responda:
a) O que eram as corveias e as banalidades?
b) Qual o papel do clero na sociedade feudal?
O nosso século é o chamado século da Filosofia. Se examinarmos sem prevenção o estado atual de nossos conhecimentos, não se pode deixar de convir que a filosofia registrou grandes progressos entre nós. (...) Assim, desde os princípios das ciências profundas até os fundamentos da Revelação, desde a metafísica até as questões de gosto, desde a música à moral, desde as disputas escolásticas dos teólogos até os objetos de comércio, desde os direitos dos príncipes aos direitos dos povos, desde a lei natural até as leis arbitrárias das nações, numa palavra, desde as questões que mais profundamente nos tocam até as que só superficialmente nos interessam, tudo foi discutido, analisado e, no mínimo, agitado.
(D’Alembert, Elementos de Filosofia. Citado em, Ernest Cassirer, A filosofia do Iluminismo.)
Muitas das ideias propostas pelos filósofos iluministas são, hoje, elementos essenciais da identidade da sociedade ocidental.
A) Qual o grande evento histórico que os historiadores dizem ter sido inspirado pelas ideias iluministas?
B) Aponte três características centrais do iluminismo.
A partir de meados do século XVIII, o modo de produção capitalista se torna dominante e a sociedade europeia ocidental passa por uma profunda transformação em todos os níveis da estrutura social e econômica. Tais mudanças se materializaram na Revolução Industrial que, ao longo do século XIX, concretizou o sistema capitalista e alterou todo o modo de vida social.
a) Quais as duas grandes classes sociais surgidas ou afirmadas durante o processo que constituiu o modo de produção capitalista?
b) Contra a hegemonia ideológica do capitalismo na Era Industrial se constituíram outras ideologias que negavam e criticavam essa hegemonia. Cite duas e caracterize-as.
A Revolução de Fevereiro havia expelido o exército de Paris. A Guarda Nacional, isto é, a burguesia nas suas diferentes gradações, constituía a única força armada. Contudo, não se sentia bastante forte para enfrentar sozinha o proletariado. Ademais, fôra constrangida, embora depois da mais tenaz resistência e de opor cem obstáculos diferentes, a abrir pouco a pouco as suas fileiras, deixando que nelas ingressassem proletários armados. Não restava, portanto, senão uma saída: opor uma parte dos proletários à outra. O Governo Provisório formou com esse fim 24 batalhões de Guardas Móveis, de mil homens cada um, integrados por jovens de 15 a 20 anos. Pertenciam na sua maior parte ao lumpem-proletariado.
(Karl Marx, Lutas de Classes na França de 1848 a 1850.)
O texto de Marx refere-se ao processo histórico conhecido como Revolução de 1848, que acabou com a monarquia burguesa de Luís Filipe I e iniciou a Segunda República, que, entretanto, não foi capaz de resolver os graves conflitos sociais existentes na França. O Governo Provisório, de que fala Marx, era basicamente dividido entre duas tendências políticas.
A) Quais as duas tendências políticas que se dividiam e se enfrentavam no Governo Provisório?
B) O que era o lumpem-proletariado de que fala Marx?
Encontrando-se o Estado em situação de poder calcular a eficiência (...) dos bens de capital a longo prazo e com base nos interesses gerais da comunidade, espero vê-lo assumir uma responsabilidade cada vez maior na organização direta dos investimentos.
(J. M. Keynes. A Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda. 1936.)
O ponto de vista de Keynes opõe-se a uma teoria econômica que predominou na política governamental dos Estados Unidos da América nos anos imediatamente anteriores à crise de 1929. Baseando-se nestas informações, responda.
A) A que teoria econômica Keynes se opunha?
B) Exemplifique, com duas medidas implementadas pelo New Deal, o esforço do governo Roosevelt para superar os efeitos sociais da crise econômica de 1929.
Carregando...