UNESP 2001 Biologia - Questões
Abrir Opções Avançadas
Palavras semelhantes com fonemas comuns, como malária, febre amarela e amarelão, geralmente levam as pessoas a confundir estas doenças, seus respectivos agentes causadores e transmissores.
a) Cite as diferenças entre malária e febre amarela, quanto aos seus agentes transmissores e agentes etiológicos ou causadores.
b) Dê o nome de um dos agentes etiológicos do amarelão e, pelo menos, uma das possíveis formas de transmissão da doença.
Recentemente, os jornais e a revista científica internacional Nature publicaram com destaque um grande feito de um grupo de cientistas brasileiros, que identificou o genoma de uma bactéria, Xylella fastidiosa, que causa uma doença nas laranjeiras, conhecida como amarelinho. O xilema das plantas produtoras de laranja é parcialmente bloqueado, reduzindo a produção, pois a maioria das frutas não se desenvolve.
a) Explique o que é genoma e indique uma possível consequência econômica dos resultados desta pesquisa.
b) Se o xilema é bloqueado, quais as principais deficiências que a planta sofre? Justifique.
Em visita a um Jardim Botânico, um grupo de estudantes listou os seguintes nomes de plantas observadas: Ipê-amarelo-da-serra, Seringueira, Ciprestes, Jabuticabeira, Orquídea, Hepáticas, Coco-da-baía, Avenca, Palmeira-dos brejos ou Buriti e Sequoias. Dentre as plantas observadas no Jardim Botânico,
a) Indique aquelas que pertencem ao grupo das gimnospermas. Cite uma característica reprodutiva particular desse grupo.
b) Cite um exemplo de planta do grupo das pteridófitas. Mencione uma aquisição evolutiva desse grupo em relação às briófitas.
São exemplos dos mais importantes filos do Reino Animal: poríferos, celenterados, platelmintos, nematelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos e cordados. Entre os filos citados,
a) Quais apresentam, simultaneamente, representantes exclusivamente dulcícolas e marinhos?
b) Quais os que estão representados, simultaneamente, por animais de vida aquática, de vida terrestre e animais voadores?
Foram coletadas três amostras de espermatozoides de um rato adulto apto para reprodução e colocadas separadamente em três tubos de ensaio. Cada uma destas amostras foi submetida a uma situação experimental:
Tubo 1: Todos os espermatozoides tiveram um determinado tipo de organoide extraído do citoplasma através de uma micro agulha.
Tubo 2: Todos os espermatozoides tiveram outro tipo de organoide citoplasmático extraído.
Tubo 3: Todos os espermatozoides foram mantidos intactos e utilizados como controle.
Em seguida, as três amostras foram introduzidas, cada uma separadamente, nos colos uterinos de três ratazanas em condições de serem fertilizadas. Durante o experimento, verificou-se que:
Os espermatozoides do tubo 1 se aproximaram dos óvulos, mas nenhum deles conseguiu perfurar suas membranas plasmáticas;
Os espermatozoides do tubo 2 não foram além do colo uterino e sofreram um processo degenerativo após 48 horas;
Os espermatozoides do tubo 3 caminharam até os óvulos e todos foram fertilizados.
a) Quais foram os organoides extraídos dos espermatozoides dos tubos 1 e 2?
b) Quais as funções desses organoides?
Carregando...