Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

As estações do ano estão associadas ao movimento de translação da Terra em torno do sol, juntamente com a inclinação do eixo de rotação. No Brasil, as estações como as conhecemos (outono, inverno, primavera e verão) só são claramente notadas no centro-sul do país. Nas outras regiões, a percepção prática é outra.

Com relação ao texto acima e com os conhecimentos de Geografia, considere as seguintes afirmativas:

1. No nordeste brasileiro, em função da sua localização próxima ao círculo do Equador, tem-se apenas duas estações durante o ano: a chuvosa, de janeiro a julho, e a seca, de agosto a dezembro. 2. A população rural da Amazônia vive em função das duas estações do ano: o verão, de maio a setembro, que é a estação das chuvas, e o inverno, de outubro a abril, que é a estação sem chuvas e de baixo nível das águas. 3. Quando a Terra se encontra em sua órbita próxima do periélio, a sua velocidade é maior do que quando ela se encontra próxima do afélio, e isso se reflete na desigualdade da duração entre as estações do ano. 4. Os fenômenos do sol da meia-noite e das auroras polares nos países da península da Escandinávia ocorrem durante o solstício de 21 de dezembro. 5. Da mesma forma que o movimento de rotação da Terra serve de base para definir a duração do dia e o de translação para definir o ano, a translação da Lua em torno da Terra serve de base para definir o mês.
Assinale a alternativa correta.


Os censos demográficos mostram que, da década de 80 em diante, diminuiu o fluxo migratório do Nordeste para o Sudeste e, em especial, para a Grande São Paulo. Isso se deu em virtude da redução da taxa média anual de crescimento econômico e do redirecionamento parcial desse fluxo migratório para outros destinos. Com base no enunciado e nos conhecimentos de demografia, assinale a alternativa incorreta.


Uma dificuldade quando se divide um território em paisagens naturais é que os limites dos elementos que as constituem (clima, relevo, vegetação, etc.) não são coincidentes. Outra dificuldade é que não existe uma regra geral para fazer a divisão, pois não há um elemento que determine os outros, definindo todo o conjunto. Atualmente costuma-se utilizar a expressão “domínio morfoclimático” no lugar de “paisagem natural”, sendo que o Brasil pode ser dividido em seis domínios, além das áreas de transição: Amazônico, Cerrado, Mares de Morros, Caatinga, Araucária e Pradarias.

(Adaptado de VESENTINI, J. W. Brasil - Sociedade e espaço: Geografia do Brasil. 28$\ ^{a}$ ed. SP: Ática, 1998, p. 270-280.)

Com base no texto e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa incorreta.


Nos últimos seis anos, o Peru foi sacudido por quatro terremotos acima de 6,5 pontos na escala Richter, magnitude suficiente para danificar construções. Nenhum desses abalos é comparável ao ocorrido na noite de quarta-feira passada - um terremoto de 8 graus na escala Richter matou pelo menos 510 pessoas e deixou mais de 1500 feridos. O epicentro do terremoto ocorreu a uma distância de 145 quilômetros da capital, Lima, e a uma profundidade relativamente rasa, de 40 quilômetros, o que ampliou o seu poder de destruição.

(Veja, 22 ago. 2007, p. 70.)

Em relação à reportagem acima, considere as seguintes afirmativas:

1. A República do Peru está sujeita a abalos sísmicos porque está situada muito próxima do encontro de duas placas tectônicas. 2. No Brasil não existem terremotos porque seu território está situado no centro da Placa Sul-Americana. 3. Terremotos e vulcanismos são mais frequentes na zona denominada “Círculo do Fogo do Pacífico”, onde se localiza o Peru. 4. Não existe uma proporção direta entre a magnitude de um abalo sísmico e a sua intensidade máxima. A magnitude depende da energia liberada no epicentro, enquanto a intensidade máxima depende da profundidade.
Assinale a alternativa correta.


Observe o mapa abaixo.

Com base no mapa e nos conhecimentos de Geografia, assinale a alternativa correta.


Carregando...