UFRGS 2013 Geografia - Questões
Abrir Opções Avançadas
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do enunciado abaixo, na ordem em que aparecem.
O fenômeno da super Lua ocorre quando a Lua está em sua fase ________, o satélite está ________ da Terra, situação chamada de ________, e a sua aparência é ________ em relação ao normal.
Como consequência dos movimentos de rotação e translação, realizados pelo planeta Terra, há uma variação na incidência dos raios solares sobre a superfície terrestre, no decorrer do ano.
A esse respeito, considere as seguintes afirmações.
I. Os raios solares atingem a superfície da Terra durante o dia e, à noite, a superfície se resfria.
II. A incidência de radiação solar diminui em direção às regiões de alta latitude.
III. A incidência da radiação solar, nas regiões localizadas em zonas temperadas, varia muito ao longo do ano.
Quais estão corretas?
Leia a letra da canção, Ora Bolas, de Paulo Tatit e Edith Derdyk.
Oi, oi, oi, Olha aquela bola, A bola pula bem no pé, No pé do menino. Esse menino é meu vizinho. Onde ele mora? Mora lá naquela casa. Onde está a casa? A casa tá na rua. Onde está a rua? Tá dentro da cidade. Onde está a cidade? Tá do lado da floresta. Onde é a floresta? A floresta é no Brasil. Onde está o Brasil? Tá na América do Sul, No continente Americano cercado de oceano E das terras mais distantes, De todo o planeta. E como que é o planeta? O planeta é uma bola, Que rebola lá no céu. Oi, oi, oi,
Olha aquela bola.
(TATIT, Paulo. Ora bolas. Canções de brincar. São Paulo: Palavra Cantada, 1996. 1 CD-ROM.)
A canção aborda uma temática importante para compreender a produção do espaço geográfico e essa temática pode ser definida como
Assinale com V (verdadeiro) e F (falso) as afirmações abaixo, referentes à dinâmica das placas litosféricas.
($\quad$) A primeira teoria a defender que a crosta terrestre é uma camada composta de fragmentos móveis e, não, uma camada rígida inteiriça de rochas ficou conhecida como Teoria do Ciclo Geográfico.
($\quad$) O afastamento ou a colisão entre placas litosféricas é um movimento muito lento, que ocorre a uma velocidade média de dois a três centímetros por ano.
($\quad$) O deslocamento das placas litosféricas é decorrente de forças endógenas do planeta, geradas pelas correntes de convecção no interior do manto terrestre.
($\quad$) O movimento entre duas placas, em sentido contrário, provoca grandes dobramentos em suas bordas de contato, devido ao fenômeno de subducção.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Observe o mapa abaixo.
(LEINZ, V.; AMAR L, S. E. Geologia geral. São Paulo: Nacional, 2003. p. 284.)
As áreas mais escuras do mapa correspondem aos
Carregando...