UFRGS 2004 História - Questões
Abrir Opções Avançadas
A chamada Revolução Urbana foi antecedida pelos avanços verificados no período neolítico, a saber, a sedentarização das comunidades humanas, a domesticação de animais e o surgimento da agricultura. Porém, há cerca de cinco mil anos ocorreram novos avanços, quase simultaneamente, em pelo menos duas regiões do Oriente Próximo: na Mesopotâmia e no Egito.
Assinale a única alternativa que não corresponde a transformações ocorridas nesse período.
No período anterior às conquistas, a sociedade romana estava dividida em dois grandes grupos sociais, os patrícios e os plebeus. As transformações sociais provocadas pela expansão romana fizeram surgir, no entanto, novos grupos, originados dos anteriores.
Relacione adequadamente as caracterizações apresentadas na coluna de baixo com os grupos sociais referidos na coluna de cima.
I. Senadores
II. Cavaleiros
III. Clientes
IV. Proletários
V. Colonos
($\quad$) eram plebeus enriquecidos pelas conquistas e pelo grande comércio.
($\quad$) tinham origem aristocrata e eram grandes proprietários de terras.
($\quad$) eram plebeus miseráveis, cuja única posse era uma família numerosa.
($\quad$) eram indivíduos subordinados às famílias patrícias, cumpridores de diversas obrigações econômicas, morais e religiosas.
A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
Os séculos XI e XII constituem um período de expansão na Europa ocidental marcado pelo crescimento demográfico e das cidades, pelo dinamismo da economia interna e pela extensão do comércio internacional. Nesse ínterim, os europeus assumem uma atitude ofensiva, da qual um dos resultados são as Cruzadas.
Considere as afirmações abaixo a esse respeito.
I. No início, as Cruzadas foram encorajadas pelos imperadores bizantinos, os quais buscavam apoio contra os invasores que pressionavam as fronteiras do Império do Oriente.
II. Nos séculos X e XI, numerosos foram os cristãos que, para obter o perdão de suas faltas e assegurar a saúde eterna de suas almas, realizaram longas e difíceis viagens aos lugares santos da cristandade. Essa tradição e a conquista turca no Oriente fizeram com que a guerra santa contra os muçulmanos, já forjada nas Guerras de Reconquista da Península Ibérica, tomasse maior impulso.
III. Às motivações religiosas juntaram-se o espírito de aventura e a possibilidade de ganhos materiais, o que pouco a pouco transformou as Cruzadas numa verdadeira empresa de colonização.
Quais estão corretas?
Leia o texto abaixo.
“Tão grande era o número de mortos que, escasseando os caixões, os cadáveres eram postos em cima de simples tábuas. Não foi um só o caixão a receber dois ou três mortos simultaneamente. Também não sucedeu uma vez apenas de esposa e marido, ou dois e três irmãos, ou pai e filhos, serem enterrados no mesmo féretro (...). Para dar sepultura à grande quantidade de corpos que se encaminhavam a qualquer igreja, todos os dias, quase toda hora, não era suficiente a terra já sagrada; e menos ainda seria suficiente se se desejasse dar a cada corpo um lugar próprio, conforme o antigo costume. Por isso passaram- se a edificar igrejas nos cemitérios, pois todos os lugares estavam repletos, ainda que alguns fossem muito grandes; punham-se nessas igrejas, às centenas, os cadáveres que iam chegando; e eles eram empilhados como as mercadorias nos navios (...)."
(BOCCACCIO, Giovanni. Decamerão. São Paulo: Abril, 1981.)
O testemunho do escritor italiano Boccaccio faz referência ao advento da Peste Negra na Europa ocidental, a qual acelerou a crise do sistema feudal dos séculos XIV e XV.
Assinale, entre as alternativas abaixo, o fator ao qual essa crise pode ser relacionada.
Em meados do século XVII, a Inglaterra mergulhou em uma guerra civil conhecida como Revolução Inglesa de 1640.
Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que não está relacionada com esse contexto histórico.
Carregando...