UFRGS 2001 História - Questões

Filtro de Questões

Abrir Opções Avançadas

Filtrar por resolução:

Recentemente no estado americano de Arkansas, a teoria da evolução elaborada por Charles Darwin foi retirada dos currículos e teve proibida a sua utilização. Não obstante, os estudos paleontológicos, antropológicos e arqueológicos vêm possibilitando avanços na compreensão do período da pré-história, confirmando a existência de um longo período em que ocorreu o processo de hominização. Sobre esse processo, analise as afirmações abaixo.

  1. I. As mais antigas formas de vida humana registradas pela Paleontologia denominam-se hominídeos, como os achados dos fósseis identificados como Australopithecus, Pithecantropus, Sinantropus, entre outros.

  2. II. Os fósseis demonstram que, no curso evolutivo da Humanidade, mais de um milhão de anos antes de surgir o Homo sapiens, existiram várias espécies a caminho da humanização, e as mudanças físicas ocorridas ao longo de centenas de milhares de anos propiciaram sua adaptação a qualquer ambiente.

  3. III. As evidências arqueológicas indicam que a espécie humana não nasceu pronta nem física, nem culturalmente. Necessitou de um enorme período de tempo para desenvolver um conjunto de habilidades que lhe permitisse elaborar instrumentos de trabalho e utensílios.

Quais estão corretas?


Na formação da cidade grega, a pólis esteve vinculada ao processo de desintegração dos clãs patriarcais, os genos. A constituição da pólis grega, com isto, supôs a desagregação desta estrutura tradicional e a formação de uma nova composição social representada pela existência de duas classes sociais antagônicas:


No século II a.C., o Estado romano atravessou uma importante crise social. Esta crise colocou em campos opostos aristocratas, controladores do Senado romano, e a Plebe. Assinale a alternativa que apresenta os principais tribunos e suas propostas de reforma.


Sobre a cidade no período medieval, são feitas as seguintes afirmações.

  1. I. Em virtude de seu desenvolvimento ocorrer na Alta Idade Média, quando as atividades rurais era pouco importantes, sua relação foi marcada por uma oposição dinâmica com o campo.

  2. II. As cidades medievais italianas eram comunas governadas ou pela Igreja ou pela Nobreza, para que fosse garantida a sua defesa militar.

  3. III. A economia urbana cada vez mais esteve fundada na troca mercantil, controlada por mercadores e organizada em guildas e corporações.

  4. IV. As guildas e as corporações contribuíram para valorizar o trabalho manual, combatendo, desta forma, o desprezo e a vergonha com que ele era visto pela classe senhorial.

Quais estão corretas?


Na Idade Média a dieta alimentar dos europeus era pobre, pouco diversificada e não incluía batata, tomate, milho e chocolate. Estes alimentos passaram a ser consumidos na Europa apenas na época moderna porque


Carregando...